quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Brasília goleia Fluminense de Feira e se classifica

Depois da partida de sábado, ainda haveria um jogo no domingo para fechar o fim de semana. Era o confronto entre Brasília e Fluminense de Feira de Santana, valendo uma vaga na terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Fluminense havia vencido o primeiro jogo, em Feira de Santana, por 1 a 0, resultado que deixava a vaga absolutamente em aberto. Seria um grande jogo, e eu não tinha como perder. Por isso, na hora marcada, corri para o Serejão - o mesmo do jogo do dia anterior à noite - e me posicionei nas cadeiras para acompanhar esse grande jogo.

A curiosidade é que esse não foi o primeiro confronto entre as duas equipes. Além do jogo de ida, é claro, as duas equipes se enfrentaram no longínquo 1º de novembro de 1979, pelo Brasileiro daquele ano, com mando de campo do Fluminense. A equipe de Feira de Santana venceu por 1 a 0 naquela ocasião. Para mim, no entanto, o Flu de Feira era uma novidade, e se tornou, na tarde de domingo, o 147º clube da minha lista - descontadas as multiplicidades.

Nos primeiros minutos de jogo, o time de Feira de Santana até deu a impressão de que dominaria a partida. Tinha o domínio territorial, mas não chegou a criar nenhuma jogada de perigo. Então o Brasília resolveu mudar a história do jogo. Numa cobrança de falta de Maninho, o goleiro Beto deu rebote, e o zagueiro Piu não desperdiçou, e quase entrou de bola e tudo. Brasília 1 a 0, para o delírio dos poucos mas vibrantes torcedores colorados que compareceram.

O gol mudou a história do jogo. O Fluminense sentiu o baque, e deixou de jogar. O Brasília, querendo evitar uma decisão por pênaltis, foi para cima e ainda criou grandes oportunidades, tendo carimbado o travessão de Beto uma vez, e obrigando o arqueiro do Touro a fazer uma grande defesa.

Jogadores correm atrás da bola, no primeiro tempo.

Mas as redes não balançaram mesmo, e as duas equipes foram para o intervalo com o Brasília vencendo pelo placar mínimo.

Após o intervalo, e o merecido descanso, o Brasília continuou senhor do jogo. Logo aos 11 minutos, Thiago Silva estufou as redes e ampliou a vantagem colorada. Brasília 2x0 Fluminense de Feira.

O time de Feira de Santana estaria eliminado se esse resultado permanecesse, mas, se marcasse um golzinho, levaria a vaga para Feira de Santana. Assim, o time foi para o ataque, em busca de seu gol. A defesa do Brasília, porém, continha bem as investidas do clube visitante.

Mais uma disputa de bola, agora no segundo tempo.

Mas logo o Brasília voltou a tomar conta do jogo, e, mesmo tendo diminuído o ímpeto ofensivo, tocava a bola no ataque, com inteligência. Mas ainda encontrou o terceiro gol, aos 23 minutos. Em cobrança de tiro livre indireto por causa de recuo para o goleiro, novamente Thiago Silva estufou as redes. Brasília 3 a 0.

Brasília comemora terceiro gol.

O Brasília parecia ter fechado a conta, pois agora o Fluminense deveria marcar dois gols para garantir a vaga. Mas o time da casa continuava com mais presença ofensiva, jogando com inteligência. O Fluminense chegava esporadicamente, e parecia já ter entregue os pontos.

E, de fato, as redes não balançaram mais. Final de jogo, Brasília 3x0 Fluminense de Feira de Santana. O Brasília terá pela frente agora um velho conhecido: o Araguaína. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, em dois grandes jogos, que terminaram empatados. Será o tira-teima, e quem for eliminado terá chance de seguir na competição, graças ao esdrúxulo regulamento.

Fim de jogo, hora de pegar o metrô e seguir para casa.

Nenhum comentário: