segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Com Bezerrão lotado, Gama e Brasiliense empatam

Pagando uma dívida imperdoável com o futebol candango, volto a acompanhar um jogo na Capital Federal. Na última quinta-feira, fui ao Bezerrão para ver, mais uma vez, o jogo entre Gama e Brasiliense. Se trata do confronto que mais vezes vi in loco: esse foi o 19º Gama x Brasiliense que vi in loco. Nos outros 18 jogos, houve equilíbrio, com 6 vitórias para o lado amarelo e 5 para o lado verde, além de sete empates. O Jacaré marcou 18 gols, e o Periquito, 13. No atual campeonato, as duas equipes, após a fraquíssima campanha de 2012 (o Brasiliense foi apenas quarto colocado, e o Gama, quinto), vêm tentando mostrar serviço. O Jacaré, com seis pontos, lidera o Grupo A, e, até a véspera do jogo, era a única equipe do grupo até aqui a ter conseguido somar pontos em confrontos contra adversários do Grupo B (o esdrúxulo regulamento prevê somente confrontos entre equipes de um grupo contra as do outro grupo no primeiro turno). O Gama, que evidentemente está no Grupo B, tem um ponto a mais (soma 7 pontos, com 2 vitórias e 1 empate em três jogos), mas ocupa somente o quarto posto da chave. Vencendo, o Jacaré praticamente se garantiria nas semifinais do turno, e o Gama entraria de vez na briga pelas vagas do seu grupo. Era esse o cenário das duas equipes no campeonato, que as esperaria nessa noite no campo do Bezerrão.

O primeiro tempo foi marcado pelo grande número de erros cometidos pelas duas equipes. Quando atacava, o Brasiliense era mais perigoso, enquanto o Gama encontrava dificuldades para fazer a ligação do meio de campo para o ataque.

Flash do primeiro tempo, com a torcida, presente em bom número, ao fundo.

Basicamente, o Jacaré chegou com mais perigo, mas criou pouquíssimas chances reais de gol. Para o Gama, um time com pouca criatividade, as melhores chances vieram na bola parada. E o primeiro tempo acabou mesmo sem gols.

No segundo tempo, o Brasiliense começou atacando mais. E, aos 10 minutos, o esforço dos visitantes foi recompensado. Washington aproveitou uma sobra e empurrou para o gol vazio, fazendo Jacaré 1 a 0.

O Gama chegou a igualdade 15 minutos depois, em cobrança de pênalti de Luís Carlos. O Brasiliense teve a chance de passar à frente novamente dois minutos depois, em uma cobrança de falta de Baiano à esquerda da meia-lua que carimbou o travessão. Logo em seguida, o Brasiliense teve outra falta, dessa vez à direita da meia-lua, que o mesmo Baiano cobrou e a bola passou raspando. Aos 32, excelente chance para o Gama, em uma cabeçada de Laionel que também saiu por pouco.

Flash do segundo tempo.

Depois desses lances de perigo, porém, o nível do jogo voltou a cair, e o único lance de destaque foi um gol do Brasiliense anulado por impedimento, aos 44 minutos. A torcida reclamou muito. De onde eu estava, confesso que é difícil dizer se a marcação foi correta. De toda forma, o placar final foi mesmo Gama 1-1 Brasiliense.

A rodada acabou com o privilégio do Brasiliense de ser a única equipe do grupo a vencer seus adversários da outra chave, já que o Luziânia havia batido o Capital poucas horas antes, e, no domingo, o Unaí somou os três pontos contra o Brazlândia. Ainda assim, o Jacaré lidera tranquilo o Grupo A. O Grupo B, onde está o Gama, está mais equilibrado: o clube divide o terceiro lugar com o Ceilandense, ambos com oito pontos, e ambos dois pontos atrás dos líderes Brasília e Ceilândia. Vale destacar também o excelente público que compareceu ao Bezerrão: mais de oito mil pessoas. O que mostra que é possível ter bons públicos no futebol de Brasília. É só querer.

Fim de jogo, e era chegada a hora de retornar ao lar. Me preparando para um fim de semana de novidades.

Nenhum comentário: