domingo, 28 de setembro de 2008

Brasília vence Cruzeiro e volta à elite

Depois do centésimo jogo pela Segundona nacional, o domingo reservava dois jogos em que uma das equipes diria adeus à Segundona local. No Serra do Lago, Luziânia e Ceilandense brigavam por uma vaga, enquanto no Mané Garrincha Brasília e Cruzeiro lutariam pela outra. Acabei indo para o Mané Garrincha.

As duas equipes se enfrentavam pela terceira vez num curto espaço de 15 dias. Nas outras duas partidas, realizadas no Cruzeiro, empates em 2 a 2. E o jogo desse domingo era decisivo. O vencedor garantiria o acesso à elite candanga, com o Brasília tendo a vantagem do empate. Enquanto o Colorado, oito vezes campeão candango, buscava retornar à elite após sete anos, o Cruzeiro almejava a estréia na divisão principal. O jogo era de vida ou morte.

Brasília se aquece

Cruzeiro se aquece

O jogo começou brigado. As duas equipes buscavam o gol. Melhor tecnicamente, o Brasília tinha mais chances, mas a defesa do Cruzeiro não estava disposta a se render facilmente. O Cruzeiro também chegava.

Escanteio para o Brasília: bom começo do time da casa.

E foi, de fato, o Brasília quem abriu o placar. O atacante Giovani, criticado pela torcida em jogos anteriores, se redimiu com os torcedores e abriu a contagem. Brasília 1 a 0.

Flash do primeiro tempo

Jogadores comemoram com reservas do Brasília o primeiro gol: Giovani deixou sua marca.

O jogo ficou nervoso para o Brasília a partir de então. Precisando dos gols para conseguir a vaga, o Cruzeiro foi para cima. E, graças a algumas falhas da defesa colorada, os visitantes criaram boas chances de empatar a partida.

Precisando de gols, o Cruzeiro foi para cima.

Mas o Brasília soube manter a cabeça no lugar, e ainda conseguiu aumentar sua vantagem antes do intervalo. Edicarlos, destaque do time, arriscou um belo chute de fora da área e fez o segundo gol do Brasília. Foi homenageado pela torcida com gritos de "Edicarlos é seleção!".

Brasília comemora o segundo gol.

No intervalo, fui tomar a velha e boa Coca-Cola fora do estádio, e a concorrência para comprar era grande. Um bom sinal, pois queria dizer que o jogo recebia um bom público. E, de fato, muita gente queria ver um time tradicional voltar à elite, ou um time mais novo fazer sua estréia. No estádio, alto-falantes tocavam a música "Vermelho", que ficou famosa na voz de Márcia Freire (para quem não lembra: "Meu coração é vermelho...").

No segundo tempo, o Brasília controlou o jogo melhor que no primeiro tempo. Tocando a bola e ainda criando oportunidades, a torcida não passou mais sustos. O Cruzeiro ainda tinha esperanças, mas não conseguia criar oportunidades.

Cruzeiro tenta atacar, mas Brasília soube segurar o resultado.

E o Brasília ainda conseguiu marcar seu terceiro gol. O zagueiro Piu desviou a bola após cobrança de escanteio, e fez o terceiro do Brasília. Vantagem do Colorado, por 3 a 0.

Brasília comemora mais um gol.

O Brasília, mesmo com a vitória praticamente garantida, ainda teve boas oportunidades. Edicarlos perdeu um gol incrível. Mas ele já estava com crédito com os torcedores.

Imagem panorâmica do jogo

Cruzeiro tenta sair jogando.

A partir daí, o Brasília só controlou o jogo, e deixou o tempo passar. Com o apito final, jogadores, torcida e dirigentes comemoraram o fim do exílio e o retorno à elite candanga.

Jogadores do Brasília comemoram acesso: campanha irretocável, com 7 vitórias e 2 empates.

A título de registro, o Luziânia, jogando em casa, venceu o Ceilandense por 3 a 0, e também garantiu o acesso à Primeira Divisão. Gostaria de ter coberto as duas partidas, mas infelizmente só pude ir a uma delas. Domingo que vem as duas equipes se enfrentam no Mané Garrincha pelo título, mas ambas já garantiram o acesso. Parabéns a Brasília e Luziânia, finalistas da Segundona candanga com todos os méritos.

3 comentários:

Regina Valente disse...

Parabéns ao Brasília!
Teremos bons jogos em 2009 :)

beijos!

Octavio Penna Pieranti disse...

Dá-lhe Brasília! Que venham os clássicos da elite do futebol candango em 2009.

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!