domingo, 16 de novembro de 2014

Gama perde dois pênaltis, mas vence Guiné Equatorial

Mais um amistoso sensacional foi realizado no último sábado na Capital Federal. No dia do seu 39º aniversário, o Gama recebeu no Bezerrão a seleção de Guiné Equatorial. Os africanos se tornaram a 20ª seleção que vi ao vivo. Quanto ao Gama - clube com o qual, admito, estou em dívida -, essa foi a 170ª vez que vi o time no estádio, e a primeira que eu via o alviverde contra uma seleção nacional.

O site oficial do clube anunciava o início da venda de ingressos para o jogo na quarta-feira. Na sexta-feira, foi anunciado no site e no perfil do clube no Facebook que, após um atraso "por questões logísticas", os ingressos já estavam à venda. No entanto, fui ao estádio e as bilheterias se encontravam fechadas. Deslize lamentável da comunicação do clube. Se o Gama quer mesmo voltar aos dias de glória, o clube já começa mal no quesito "respeito ao torcedor". De toda forma, tomei o rumo do Bezerrão e, na hora marcada, já estava lá para mais esse jogo".

Mais uma para o rol das reclamações: eis o estado em que encontrei as cadeiras.

Ainda teve tempo para mais bagunça. Na hora em que o Gama entrou para o aquecimento, o locutor/animador de torcida anunciou que quem estava entrando era a seleção de Guiné Equatorial, que já estava em campo se aquecendo. E a partida, marcada para iniciar às 16 horas, teve seu apito inicial apenas às 17 horas e 4 minutos, sem nenhum motivo aparente. De toda forma, a bola tardou, mas rolou. Antes disso, consegui registrar as duas equipes posadas e, posteriormente, perfiladas para a execução dos Hinos Nacionais:

Sociedade Esportiva do Gama
Guiné Equatorial
Equipes perfiladas para a execução dos Hinos Nacionais.

O jogo começou concentrado no meio de campo, com poucas chances de gol para ambos os lados. O Gama teve uma chance de ouro aos 12 minutos, em cobrança de pênalti. Mas Rodriguinho bateu mal e Felipe defendeu.

Jogador do Gama, com a bola, recebe marcação.

Os africanos se animaram com o pênalti defendido e foram para cima, criando boas chances de abrir a contagem. Mas, na primeira vez que o Gama foi ao ataque após o pênalti perdido, o time abriu a contagem. Aos 21 minutos, Gustavo, de cabeça, fez Gama 1 a 0.

Bola à procura de um dono.

Após o gol, os africanos diminuíram o ritmo, e o jogo voltou à mesma toada dos primeiros minutos, com as ações concentradas no meio de campo. Porém, aos 33 minutos, o Gama aumentou a vantagem, com Rodriguinho, e, apenas um minuto depois, Eusébio diminuiu para Guiné Equatorial. E o primeiro tempo terminou mesmo com o Gama vencendo por 2 a 1.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro, com as ações concentradas no meio de campo. A seleção de Guiné Equatorial ousava um pouco mais, em busca do gol de empate. E aos 16 minutos veio o gol dos visitantes. Ruben recebeu passe e, sem goleiro, mandou para dentro. Gama 2-2 Guiné Equatorial.

Marcação pesada.

O ritmo do jogo voltou a cair. O Gama teve mais uma chance em cobrança de pênalti aos 27 minutos, mas Rodriguinho desperdiçou novamente. Porém, aos 35 minutos o Gama desempatou. Baiano cobrou falta com perfeição e recolocou o Gama em vantagem.

Gama prepara o chute.
Mais um flash da segunda etapa.

E o jogo terminou assim mesmo, com o Gama vencendo Guiné Equatorial por 3 a 2. Resultado que animou a torcida local, apesar de o time não ter apresentado um futebol primoroso - algo normal, já que foi o primeiro jogo do Gama após vários meses de inatividade, e o time se prepara para o Candangão de 2015. Quanto à seleção de Guiné Equatorial, certamente foi uma ocasião rara para vê-la em ação ao vivo, e foi um imenso prazer aproveitar essa ocasião.

Update: placar do Bezerrão ao final do jogo.

Fim de jogo, tomei o caminho de casa, para o merecido descanso.