quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bandeirante vira sobre o Brasília nos juniores

Tarde de quarta-feira, bola rolando... o que mais o Campo de Terra poderia querer? Mais nada, não é mesmo? Por isso que eu fui correndo para o estádio da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante - o mesmo do meu primeiro jogo no Século XXI, entre Bandeirante e Comercial-MS. Era lá que ia ter sequência o Campeonato Brasiliense de Juniores, com a partida entre Bandeirante e Brasília. De quebra, era a estreia do Campo de Terra no Twitter, e os seguidores do nosso perfil receberiam notícias do jogo, gol a gol.

Cheguei ao estádio por volta das 15:10, vinte minutos antes do horário previsto para o apito inicial, portanto. Aproveitei para fotografar os funcionários do estádio colocando as redes nos gols, bem como a nova tribuna de honra do estádio, que está ficando muito bonita. Finalmente os jornalistas de plantão vão ter o conforto que merecem.


Funcionários do estádio colocam a rede em um dos gols.


Novas tribunas do Estádio da Metropolitana


Naturalmente, ainda tive tempo de fazer as tradicionais fotos das equipes posadas, antes da partida. Aqui estão as fotos:


C. A. Bandeirante posado


Brasília F. C. posado


O jogo começou com um atraso de 15 minutos, sem que houvesse um motivo aparente para tal atraso. Mas finalmente a bola rolou. Numa deserta Metropolitana, com a presença quase que exclusiva de familiares e amigos dos jogadores, o jogo foi bastante equilibrado. Se por um lado tanto Bandeirante quanto Brasília criavam boas oportunidades de gol, por outro a falta de pontaria dos atacantes contribuía para que o placar não fosse aberto já nos primeiros minutos.


Flash do primeiro tempo: Brasília tenta sair para o ataque.


Goleiro do Bandeirante machucado.


Enquanto o jogo rolava, aproveitei para dar uma volta pelo estádio. Com os gritos dos jogadores, somente o barulho de alunos de uma escola ao lado do estádio concorria.


Brasília no ataque.


E foi justamente durante essa volta pelo estádio que o Brasília aproveitou uma das chances que teve e chegou ao seu primeiro gol, com Jheckson. Eram decorridos 24 minutos da etapa inicial.


Brasília na frente: jogadores comemoram gol.


O panorama do jogo foi parecido no restante da primeira etapa. Havia equilíbrio, mas, nessa etapa do jogo, poucas oportunidades foram criadas.


Rebote para o Bandeirante, após cobrança de falta.


E, dessa forma, as duas equipes foram para os vestiários com o Brasília na frente: 1 a 0.

Como nenhum ambulante se aventurara a comparecer à Metropolitana e até mesmo o bar do estádio estava fechado, o jeito foi ir a uma padaria próxima ao estádio para me refrescar no intervalo. Ainda voltei um bom tempo antes do reinício da segunda etapa.

De volta ao jogo, o Bandeirante voltou para o segundo tempo disposto a conseguir a virada. Depois de 10 minutos de pouca coisa acontecendo, o Bandeirante teve duas chances claras de gol, aos 10 e aos 13 minutos de jogo. Mas acabou desperdiçando essas chances.


Já no segundo tempo, bola na área do Bandeirante.


Mais um ataque do Bandeirante: time pressionou na segunda etapa.


E como água mole em pedra dura tanto bate até que fura, o Bandeirante precisou de apenas três minutos para virar o jogo. Aos 16 minutos, Lucas recebeu um passe livre de marcação e ficou na cara do gol. Aí foi só colocar para dentro e sair para o abraço. E aos 19 Da Silva acertou uma cabeçada certeira no ângulo e colocou o time da casa em vantagem: Bandeirante 2 a 1.

Em desvantagem, o Brasília passou a atacar um pouco mais. Mas o fazia desordenadamente, criando poucas chances realmente perigosas. Em uma dessas chances, (camisa 8 do Brasília) fez uma bela jogada e ficou na cara do goleiro. Mas chutou muito longe do gol, à sua esquerda.


Após virada, Bandeirante busca terceiro gol.


E já nos acréscimos, quando eu já me encaminhava para a saída do estádio, o Bandeirante teve um pênalti a seu favor. Nesse exato instante, eu estava passando atrás do gol, e a porta estava aberta. Aproveitei a chance para tirar uma foto exclusiva da cobrança. E Eriberto cobrou e definiu o placar do jogo: Bandeirante 3x1 Brasília.


Cobrança de pênalti, bola na rede: é o terceiro do Bandeirante.


Com o resultado, o Bandeirante, cujo time profissional disputa a Terceira Divisão local, garantiu a classificação para a segunda fase. Enquanto isso, o Brasília ficou em situação delicadíssima, e praticamente deu adeus à competição.

Mais uma vez, final de jogo, e hora de ir para casa, me aventurando no trânsito.

Adendo: informo que, enquanto a Federação continuar tratando com indiferença as pessoas que buscam informações sobre as competições por ela promovidas, esta foi a minha última cobertura do campeonato brasiliense de juniores.

Nenhum comentário: