quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mesmo sem ser brilhante, Gama bate Goiânia em amistoso

De volta a Brasília, aproveitei o feriadão de quinta-feira para ver mais um grande jogo. O meu destino foi o Bezerrão, onde se enfrentaram Gama e Goiânia, em partida amistosa. Esse confronto me remete à noite de 27 de julho de 2001. Na ocasião, as duas equipes se enfrentaram também amistosamente no Mané Garrincha. Na época, o Gama se preparava para disputar a Série A do Brasileirão, enquanto o Goiânia disputaria a Terceirona. O jogo serviu de teste para os geradores do estádio - era a época do apagão, e o Gama queria estar preparado para o caso de faltar energia em algum momento do campeonato. Mas o teste foi um fracasso, e a partida foi disputada com uma iluminação de boate. Pelo menos o Gama fez seu papel, vencendo o jogo por 4 a 0.

Passados quase oito anos, dessa vez o objetivo do jogo era a solidariedade - a renda da partida foi revertida ao Lions Club do Gama. Também visava a não deixar o time parado, já que o alviverde fez seu último jogo oficial no dia 30 de maio, e só volta a campo no dia 20. E, pelo lado do Goiânia, que disputa a segundona goiana, havia o destaque do veterano Túlio. Seja como for, motivos não faltaram para ir ao Bezerrão para rever o "jogo do apagão", dessa vez disputado sob a luz do sol. E é claro que o Campo de Terra estaria lá.

Sem mais delongas, vamos ao jogo: a partida dessa tarde não foi exatamente o que se pudesse chamar de um primor de nível técnico. As duas equipes criaram algumas chances, mais na base da vontade do que da qualidade. E poucas vezes chegavam com real perigo.


Gama no ataque.


Do lado dos goianos, esperava-se muito do atacante Túlio. Mas ele esteve apagado no jogo, e poucas chances reais de gol criou. Nem de longe lembrava o matador de outros tempos. E do lado do Gama ninguém fazia muito melhor.


Disputa de bola no ataque do Goiânia.


Walber com a bola nas mãos após defesa.


Aos 20 minutos, o Gama acabaria abrindo a contagem, quando Renan entrou na área pela direita e acabou derrubado. O árbitro marcou pênalti e Fábio Oliveira abriu a contagem na cobrança. Gama 1x0.


Goleiro prum lado, bola pro outro: Gama 1x0 Goiânia.


O Gama poderia ter ampliado logo em seguida, mas o próprio Fábio Oliveira perdeu um gol cara a cara com o goleiro. O Gama, mesmo em vantagem, mostrava suas falhas, especialmente nas finalizações. Túlio teve sua melhor chance aos 33 minutos, mas chutou mal, e Alencar defendeu sem grandes problemas.


Goiânia no ataque, tentando o empate.


O veterano Túlio, destaque do Goiânia.


E o primeiro tempo acabou mesmo com a vantagem do Gama, por 1 a 0. O restante das emoções ficaria mesmo para o segundo tempo.


Confusão na área. Alencar se vira para defender.


O jogo no segundo tempo não foi muito diferente. Os dois times criavam algumas oportunidades, ainda que raras, mas acabavam desperdiçando-as.


Ataque do Gama, já no segundo tempo.


Defesa do Goiânia afasta o perigo.


O Gama chegaria ao segundo gol aos 27 minutos. Rodriguinho cabeceou a queima-roupa e obrigou o goleiro Walber a uma difícil defesa. Mas na sobra Marcos Antônio fez boa jogada e mandou para o fundo das redes, definindo o placar: Gama 2 a 0.


Walber salva em cima da linha, mas logo em seguida o Gama chegaria ao segundo.


O Gama ainda criou algumas oportunidades. A principal delas foi com Keké, que, cara a cara com o goleiro do Goiânia, perdeu gol feito.


Gama ataca, tentando o terceiro.


E daí em diante, pouca coisa aconteceu no jogo. O árbitro ainda deu dois minutos de acréscimo na segunda etapa, mas nem precisava. Nada mais aconteceu.


Imagem panorâmica, com o céu do fim de tarde. Como diria Djavan: "Céu de Brasília, traço do arquiteto".


Placar final: Gama 2x0 Goiânia. Mesmo vencendo, o Gama ainda mostrou que tem que evoluir muito para fazer um bom campeonato na Série C.

Mais uma vez, fim de jogo, e hora de voltar para casa.

Nenhum comentário: