quarta-feira, 4 de abril de 2012

Diante de 18 pagantes, Legião vence Dom Pedro II

Eu mesmo não esperava fazer essa cobertura. Mas a notícia de que a Federação Brasiliense, de última hora, havia antecipado o confronto entre Legião e Dom Pedro II para a última quarta-feira não poderia passar batida para mim. A partida envolveria duas equipes que não vêm bem na competição, e estrearam no primeiro turno com derrota. O Legião caiu de forma um pouco mais "honrosa", ao ser derrotado por um magro 1 a 0 pelo Brasiliense no Serejão. O Dom Pedro II não teve a mesma "sorte" e, em plena Metropolitana, perdeu por 4 a 0 para o Sobradinho. Na busca por uma recuperação, e até mesmo pela fuga do rebaixamento, as duas equipes se enfrentaram nessa quarta-feira. Foi a sexta vez que vi in loco essas duas equipes se enfrentarem. Nas outras vezes, três vitórias do Dom Pedro II, um empate e uma vitória do Legião. Para esse jogo, nenhuma das equipes queria perder, e por isso o jogo prometia. E eu, sem perder tempo, corri para o Cave, e cheguei lá antes da hora marcada para o apito inicial - embora munido apenas de um celular para fazer as fotos do jogo, já que, sem previsão de fazer cobertura, saí de casa sem a câmera. Mas ainda haveria uma confusão antes do jogo.

Havia visto na televisão que a partida seria realizada no Estádio do Cave. Entrei no site da Federação para confirmar que haveria a partida, tive a impressão de que a partida realmente estava marcada para o estádio do Cave. Assim, rumei para lá, e estranhei não haver nenhum movimento no local. Faltando pouco menos de uma hora para o jogo, fui informado que a partida seria realizada no Estádio do Serejão, em Taguatinga. A informação pegou quem estava por lá de surpresa. O jeito foi pegar a EPTG, e ir para Taguatinga, para ver a partida no lugar certo. Cheguei lá bem antes do jogo, e ainda tive tempo de comprar meu ingresso com tranquilidade, e me acomodar para ver o jogo.

Então, vamos ao que interessa, que é a bola rolando. O Legião não demorou nem um minuto para mostrar seu cartão de visitas. Diego Xavier acertou um chutaço de fora da área, sem chances de defesa. Legião 1 a 0. Pouco depois, Rodrigo Mello perdeu um gol incrível: cara a cara com o goleiro, chutou por cima.

Flash do primeiro tempo.

O Legião continuava dominando o jogo, e perdia gols incríveis. O Dom Pedro II só atacava esporadicamente, e praticamente não levava perigo à meta adversária. O Dom Pedro II melhorou a partir dos 15 minutos, e equilibrou o jogo, mesmo levando pouco perigo real. Mas a grande marca do jogo eram os seguidos erros quase amadores cometidos pelos jogadores, de bolas fáceis perdidas a incríveis chances de gol desperdiçadas.

O lance inusitado do jogo foi quando Álisson, do Legião, sofreu falta, e ficou caído por pouco mais de um minuto. Quando a maca entrou para retirá-lo, ele simplesmente se levantou e saiu andando. Foi contemplado com um cartão amarelo, e teve que esperar autorização da arbitragem para voltar a campo.

O Legião acabou chegando ao seu segundo gol aos 36 minutos, quando Emerson recebeu cruzamento e, sem goleiro, cabeceou de leve para marcar o segundo do Legião. E foi só isso na primeira etapa. Uma vitória relativamente tranquila do Legião. Restava a tarefa de manter a dianteira na etapa final.

A segunda etapa começou com poucas emoções. O Legião parecia satisfeito com a vantagem, e o Dom Pedro II, mesmo sendo tecnicamente mais fraco, aproveitou a falta de interesse do Legião para se lançar ao ataque, e passou a dominar a partida. E, por um longo período da etapa final, a equipe visitante pressionou o Legião, tentando pelo menos diminuir a diferença. Mas, aos 22 minutos, o tempo fechou entre os jogadores, e Juninho, do Dom Pedro II, acabou sendo convidado a se retirar.

Flash do segundo tempo.

A expulsão mudou o panorama do jogo, e o Legião voltou a comandar as ações. E, aos 30 minutos, o Legião marcou o terceiro com Marquinhos, em um contra-ataque rápido.

E foi só. O Legião venceu o Dom Pedro por 3 a 0. A equipe "da casa" somou seus primeiros três pontos no returno, e começa a afastar o fantasma do rebaixamento. Fantasma esse que continua rondando a equipe do Dom Pedro II. Claro que são muitas as dificuldades que os clubes encontram para montar equipes competitivas, especialmente o Dom Pedro II, que só confirmou sua participação na competição quando esta já estava por começar. O Legião, por sua vez, no meio do campeonato, mandou todo o time e comissão técnica embora e recomeçou do zero. Isso custou caro no começo, mas, aos poucos, o time vem reagindo, e tem condições de, pelo menos escapar do descenso. Enfim, a briga pelo título do segundo turno está só começando, e ainda tem muito por acontecer. Destaque negativo também para o fraquíssimo público de 18 pagantes, baixo até mesmo para os padrões do futebol de Brasília. Em parte devido à confusão com o local do jogo, em parte devido ao horário esdrúxulo, em parte devido à má campanha dos dois times, mas o fato é que pouquíssimas pessoas se aventuraram a pagar ingresso para ver a partida.

Fim de jogo. Hora de voltar para casa e descansar um pouco. Volto em breve com mais uma cobertura.

Nenhum comentário: