domingo, 1 de abril de 2012

Red Bull e Ferroviária empatam no Majestoso

A minha passagem por Campinas no último domingo foi extremamente produtiva. Às 10 horas da manhã, estava programado um grande jogo pela última rodada da Série A2 do Paulistão: Red Bull e Ferroviária. A partida realizada no Moisés Lucarelli colocava frente a frente duas equipes que vêm fazendo grande campanha, e já estão antecipadamente classificadas para a segunda fase. O Red Bull, antes do início da rodada, ocupava o segundo lugar, e a Ferroviária, o quinto. Mas, apesar da distância de três posições, apenas um ponto separava os dois times: o Red Bull tinha 33, e a Ferroviária, 32. A partida valia especialmente para as equipes conseguirem uma classificação melhor e pegarem um grupo teoricamente mais fácil na segunda fase. E, para mim, foi uma grande oportunidade de conhecer o Majestoso, estádio que pertence à Ponte Preta, embora a "dona da casa" estivesse ausente, e ainda aumentar um pouco minha lista de times vistos ao vivo. As duas equipes eram inéditas para mim, e agora a lista tem 174 times. Assim, para ver esse grande jogo, pontualmente cheguei ao estádio na hora marcada, e fui para as arquibancadas. De lá mesmo, consegui uma façanha rara: fotografar as duas equipes posadas. Seguem as fotos.

Jogadores do Red Bull.

Jogadores da Ferroviária.

Equipes perfiladas para a execução do Hino Nacional.

O jogo começou bastante movimentado. A equipe de Araraquara começou mais ousada, mas, após 10 minutos, a equipe da casa equilibrou as ações. O Red Bull passou a tomar conta do jogo e a atacar mais, mas pecava nas bolas aéreas, encontrando dificuldades para levantar a bola na área.

Ferroviária tenta sair jogando da defesa.

A partida ficou equilibrada após a metade do primeiro tempo, quando houve parada técnica para os jogadores se hidratarem. Mas, infelizmente, o equilíbrio foi por baixo. As chances de gol se tornaram raras. Somente após os 30 minutos o Red Bull voltou a dominar o jogo, mas pecou muito nas finalizações. Mas, aos 39 minutos, finalmente o Red Bull balançou as redes, com Danilo Gomes. O jogador desviou fraco, a bola beijou a trave e entrou. Red Bull 1 a 0.

Red Bull comemora gol que abriu a contagem.

Antes do intervalo, Serginho, do Red Bull, ainda fez uma bela jogada, arrancando do meio de campo e driblando vários jogadores, mas o chute, de longe, foi para fora. A Ferroviária teve ainda duas boas chances para empatar, em uma cabeçada e uma cobrança de falta. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem mínima do Red Bull.

No intervalo eu esperava beber alguma coisa, mas, apesar do estádio vazio, havia uma fila imensa na lanchonete. Restou esperar a etapa final. E o jogo esfriou muito nessa etapa. A equipe de Araraquara passou a abusar da violência, com um total de seis jogadores da equipe sendo contemplados com o cartão amarelo na segunda etapa. Bons ataques se tornaram raridade nessa fase do jogo.

Ataque do Red Bull, após cobrança de escanteio.

Somente depois dos 20 minutos o jogo voltou a ficar bom, com as equipes criando chances de gol. Durante a parada técnica, aproveitei para beber uma Pepsi na agora vazia lanchonete. E acabei vendo só de longe o gol de Róbson, que empatou o jogo em 1 a 1, aos 26 minutos da etapa final.

O jogo continuou com boas chances, mas ficou truncado. A violência do time de Araraquara custou caro aos 34 minutos, quando o mesmo Róbson que, minutos antes, empatara a partida, deu um tapa no rosto do seu adversário Jonathan em uma disputa de bola, e foi expulso. Na cobrança da falta que se originou desse lance, quase saiu o desempate do Red Bull.

Disputa de bola no meio de campo.

Mas gol, mesmo, não aconteceu mais nenhum. Final, Red Bull 1x1 Ferroviária. Um bom jogo na maior parte do tempo, embora a partida valesse pouco, apenas a definição dos grupos na próxima fase. Porém, para surpresa geral, enquanto todos esperavam que Red Bull e Audax terminassem nas duas primeiras posições, o Red Bull terminou apenas em terceiro, e o Audax, em quarto. A Ferroviária terminou em quinto lugar. Na próxima etapa da competição, o Red Bull duelará contra São Bernardo, Penapolense e Noroeste, enquanto a Ferroviária enfrenta Atlético Sorocaba, Audax e União Barbarense. Os dois melhores de cada grupo nadarão com os tubarões em 2013, disputando a Série A1. Muita coisa ainda está por vir.

Não poderia faltar a panorâmica do belo estádio da Ponte Preta.

Encerrado o jogo, fui para Viracopos, para voltar à Capital Federal, e iniciar mais uma semana.

Nenhum comentário: