terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Na abertura do Candangão, Santa Maria e Luziânia empatam

E 2018, enfim, começou. Não sem antes vivermos a já cansativa novela da liberação dos laudos dos estádios (Ceilândia x Corumbaense, quarta-feira que vem, ainda corre sério risco de ser disputada com portões fechados). A incompetência e o descaso dos responsáveis pelos estádios não muda nunca, e todo ano é a mesma correria. Pelo menos, alguns estádios foram liberados a tempo para o início do Candangão (acredite, até o Bezerrão e o Mané Garrincha corriam riscos), e no último sábado pude ir ao Bezerrão. O Gama, ilustre dono da casa, dessa vez estava ausente, e a partida que fui acompanhar envolvia Santa Maria e Luziânia. O time goiano venceu dois dos últimos quatro campeonatos, mas na temporada passada deixou a desejar, terminando em uma modesta oitava colocação. O Santa Maria fez até mais do que se esperava, e só foi eliminado nas quartas-de-final após perder a decisão por pênaltis para o Sobradinho. Nessa nova temporada, ainda é difícil arriscar o que se pode esperar dos dois times. Ir ao Bezerrão poderia ser uma forma de começar a responder essa pergunta.
O Luziânia teve sua primeira chance aos 12 minutos. Paranaguá recuperou a bola na intermediária, e arriscou de fora da área. Clebio teve que se virar para mandar a bola para escanteio. Depois disso, o jogo seguiu em ritmo lento, concentrado no meio de campo, com as duas equipes criando poucas chances. E, nas raras vezes que as equipes chegavam, a finalização passava longe do gol, ou os goleiros defendiam sem maiores problemas.
Jogador do Santa Maria com a bola.
Jogador do Luziânia parte para cima de adversário.
O jogo ficou um pouco melhor a partir dos 30 minutos. Foi quando o Santa Maria teve um contra-ataque, mas Brendo finalizou mal, e não conseguiu balançar as redes. Três minutos depois, o time goiano abriu a contagem. Castro cruzou rasteiro, e a defesa do Santa Maria não achou a bola. Melhor para Índio, que recebeu com o gol aberto e só teve o trabalho de tocar para dentro. Luziânia 1 a 0.
Bola no alto.
Santa Maria tenta sair para o ataque.
O empate do Santa Maria não demorou. Aos 40 minutos, Rafael avançou pela esquerda e chutou cruzado, e Márcio não conseguiu fazer a defesa. Tudo igual no placar, e, depois disso, pouca coisa aconteceu até o apito final da primeira etapa. Santa Maria e Luziânia foram para os vestiários com um gol para cada lado.
Mais uma vez, jogador do Santa Maria tenta sair da marcação
O Luziânia começou a segunda etapa criando várias chances para passar novamente à frente. Já a um minuto, China partiu pela esquerda e chutou fraco. Mesmo assim, o chute levou perigo para Clebio, que mandou para escanteio. Logo em seguida, Paranaguá avançou pelo meio e, mesmo com Índio e China livres, preferiu arriscar o chute. A bola saiu por cima. Aos 3 minutos, Moisés avançou pela esquerda e chutou cruzado. A bola saiu tirando tinta da trave.
Ataque do Luziânia.
Aos seis minutos, Clayton perdeu mais uma chance para o Luziânia, chegando pela direita e dando um chute que obrigou Clebio a uma difícil defesa. O jogo transcorria com o domínio da equipe goiana, que criava várias boas chances para marcar. O Santa Maria ficava esperando uma chance para atacar, e de vez em quando conseguia levar algum perigo.
Árbitro mandou seguir.
Depois dos 20 minutos, o Luziânia diminuiu o ritmo, e o jogo ficou mais equilibrado. O Santa Maria se aproveitou disso, e buscou a virada, que veio aos 37 minutos. Após uma falha da defesa do Luziânia, o zagueiro da equipe goiana teve que fazer a penalidade máxima. Marcelo Passos cobrou bem e colocou o time da casa em vantagem.
Santa Maria com a bola.
Com a bola, jogador do Luziânia recebe marcação.
O Santa Maria parecia ansioso com a iminente vitória, e cometia seguidos erros. E o Luziânia se aproveitou. Aos 46 minutos, Paranaguá recebeu um cruzamento e cabeceou por cima do gol, perdendo uma grande chance para empatar. Mas, um minuto depois, veio o gol que reestabeleceu a igualdade no marcador. Gilmar avançou pela direita, driblou Marcelo Passos e cruzou para China, que ficou livre para tocar para o gol vazio. O placar de 2 a 2 permaneceu até o apito final.
Mais uma disputa de bola.
O resultado acabou sendo decepcionante para o Santa Maria e comemorado pelo Luziânia, dadas as circunstâncias. Mas a primeira rodada ainda não permite fazer prognósticos precisos. A competição está apenas começando, e ambas as equipes ainda têm muito tempo para buscar os resultados. De toda forma, está aberto o Candangão de 2018.
Fim de jogo, tomei o caminho de casa. Como sempre, para o merecido descanso.

Nenhum comentário: