quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Minas Brasília/Ascesa abre rodada dupla vencendo

E finalmente a bola subiu para o Campeonato Brasiliense Masculino de Basquete. Ontem foi realizada rodada dupla no ginásio do Minas Brasília Tenis Clube. No primeiro jogo, enfrentaram-se Minas Brasília/Ascesa e Poupex/Medivida. E, claro, o Campo de Terra esteve lá para cobrir.

Antes de mais nada, uma pincelada sobre o regulamento: o campeonato é disputado por 12 equipes, mas o Universo/BRB, atual campeão brasiliense e vice nacional, só entra no quadrangular final. Enquanto isso, os outros 11 times se dividem em dois grupos, um com seis clubes e outro com cinco. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final. A partir daí teremos decisão de quinto a oitavo lugares, semifinais, disputa do terceiro lugar e final. A equipe vencedora se sagra campeã da Taça Brasília, e as três primeiras disputam o quadrangular final do Campeonato Brasiliense, ao lado do Universo/BRB.

Voltando ao jogo, o que me chamou a atenção foi a existência de um placar eletrônico e de um cronômetro dos 24 segundos no ginásio. Na maioria dos jogos que eu vi o placar era manual. Cheguei ao ginásio com o jogo rolando. Na ocasião, o time da casa vencia por 4x0, e faltavam aproximadamente 8 minutos para terminar o primeiro quarto.

A partida começou equilibrada, com ligeira vantagem do time da casa. O destaque nesse quarto foi o grande número de arremessos de três pontos certeiros conseguidos por ambas as equipes

Tempo técnico no primeiro quarto

Lance livre para o Poupex, também no primeiro quarto

No final do quarto, o Minas dominou e passou a abrir vantagem. O período terminou com a vitória do time da casa, por 23x16.

Ainda no primeiro quarto, ataque do Minas Brasília. O jogo começou equilibrado, mas no final do primeiro quarto o time da casa abriu vantagem.

No segundo quarto, o Minas continuou dominando. Logo de cara, conseguiu uma bola de 3 que deu início a uma seqüência de sete pontos. E essa foi a toada do jogo nos sete primeiros minutos do período.

Ataque do Minas no segundo quarto. Time da casa dominava o jogo.

Nos três minutos do segundo quarto, o jogo ficou mais equilibrado, com o Poupex tentando uma reação. O time conseguiu reduzir um pouco a diferença, mas uma bola de três pontos e um contra-ataque rápido devolveram ao Minas Brasília as rédeas da partida. O período terminou com a vantagem do Minas, por 43x29.

O terceiro período foi o mais equilibrado da partida. O Poupex tentava diminuir a desvantagem no placar, enquanto o time da casa lutava para manter sua vantagem. Destaque no período para a enterrada do jogador Felipe Andrade, do Poupex, seguida da bola de três pontos de Irving Silva, que definitivamente recolocaram a equipe visitante no jogo.

Lance livre para o Poupex/Medivida no terceiro quarto. Período foi o mais equilibrado.

Minas ataca...

... e Poupex responde. Foi assim todo o terceiro quarto.

O placar parcial do período foi de 14x13 para o Minas, e o terceiro quarto acabou com o time da casa em vantagem, por 57x42.

O último quarto começou morno. Somente após dois minutos ocorreu a primeira cesta de quadra, numa bela bola de três pontos de Roberto Silva, do Minas. Roberto, aliás, chamou a atenção, marcando muitos pontos, roubando bolas importantes e dando passes precisos, apesar de sua baixa estatura.

O Minas continuou dominando a partida, mas o fato marcante do período foi a marcação de nada menos que cinco faltas anti-desportivas, sendo três favoráveis ao Poupex/Medivida e duas favoráveis ao Minas Brasília/Ascesa.

Ataque do Poupex no último quarto.

Falta anti-desportiva para o Poupex. No total, foram cinco faltas desse tipo marcadas no quarto período.

O Poupex ainda tentou reagir no final, e conseguiu reduzir a diferença. Mas já era tarde. A partida terminou mesmo com a vitória do Minas Brasília/Ascesa, por 73x63.

Placar final do jogo.

O cestinha do jogo foi Felipe Andrade, do Poupex, com 23 pontos. Pelo lado do Minas Brasília, Valdeci Ramos marcou 14 pontos e foi o maior pontuador da equipe.

Final de jogo, fui para a lanchonete do Minas, para a famosa reposição líquida, e para aguardar o segundo jogo da noite.

Nenhum comentário: