quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Fast derrota Apab e se reabilita

E a Taça Zezão teve seqüência nesta quarta-feira. Pelo Grupo A, o Fast, que vinha de derrota diante da UCB/Católica na estréia, enfrentou no ginásio do CIEF a Apab. Além do trio, Lance Livre/Minas Brasília e Vizinhança completam o quinteto de equipes do grupo. Aliás, o regulamento da competição é no mínimo interessante: cada um dos dois grupos A e B classifica quatro equipes para a segunda fase. Até aí tudo normal, mas tem um detalhe: enquanto o Grupo A tem cinco equipes, o grupo B tem quatro - UniCeub e Avabra, que se enfrentaram ontem, mais LuizBaskGama e CECB/Católica. Ou seja, as quatro equipes do Grupo B já começam o campeonato classificadas, enquanto uma equipe do Grupo A verá de longe o restante da competição.

Regulamentos à parte, fui para o CIEF para ver o que ia acontecer. Ao contrário do UniCeub, hoje poucas pessoas passavam pelas redondezas do ginásio, e o clima era de total tranqüilidade. Então subi para as arquibancadas de madeira do ginásio e lá fiquei para ver o jogo.

Pouco antes do jogo, jogadoras do Fast escutam últimas instruções do técnico da equipe.

Jogadoras da Apab se aquecem

Me chamou a atenção o fato que o Fast tinha somente três jogadoras no banco de reservas. Cheguei a imaginar que a equipe não teria forças para enfrentar a Apab e estava lá por amor ao esporte - o que seria admirável, ir para o jogo só pelo prazer de jogar. Quando a bola subiu, foi fácil para mim ver que eu estava enganado.

Tudo pronto. A bola vai subir.

O jogo começou com muito equilíbrio, com as duas equipes se alternando na liderança nos primeiros instantes de partida. No entanto, ocorreram muitos erros, tanto de arremessos quanto de passes. Nesse momento o Fast errou menos e aproveitou para tomar as rédeas da partida, e abrir vantagem. Quando a Apab deu por si, estava sendo dominada.

Ataque da Apab no primeiro quarto

O jogo começou equilibrado. Neste instante a Apab tem lance livre a seu favor.

Fast, que foi melhor no primeiro quarto, tem mais uma chance

O primeiro quarto terminou com vantagem do Fast por 20 a 9. O Fast tirou proveito, entre outros fatores, de um bom aproveitamento nas bolas de três pontos e de uma quantidade menor de erros. E manteve essa toada até o final do jogo.

Jogadoras e técnicos conversam no intervalo entre os quartos.

No segundo quarto, as equipes continuaram errando muito. A Apab tentava reagir, tinha oportunidades, mas esbarrava na falta de pontaria das suas jogadoras. O Fast, mesmo com menor volume de jogo em relação ao primeiro tempo, errava menos, e assim conseguia ampliar sua vantagem. As jogadoras foram para o intervalo com a vantagem do Fast, por 38 a 17.

Ataque do Fast no segundo quarto.

Lance livre para o Fast

Ataque da Apab no segundo quarto. Tentativa de reação esbarrava na falta de pontaria.

Fast ataca para aumentar vantagem.

Placar final do segundo quarto

Nada de novo no terceiro quarto. O Fast continuava dominando o jogo, e ampliando sua vantagem. E as duas equipes continuavam errando muito. Nessa etapa, uma jogadora da Apab se machucou, e até o final da partida ainda não havia sido removida do ginásio. Aguardava uma ambulância que não chegava. Enquanto isso, suas colegas davam seqüência ao jogo, e o período terminava com a vantagem do Fast, por 58x25.

Apab ataca no terceiro quarto.

Ainda no terceiro quarto, Fast tem lance livre. E a vantagem aumentando...

Foi só no início do quarto período que a Apab resolveu acordar para o jogo. Com uma incrível seqüência de 10 pontos, a equipe reduziu a sua desvantagem para 23 pontos e voltou a ter esperanças. Enquanto isso, o Fast puxou o freio de mão, e apenas administrou a vantagem conquistada nos demais períodos. E o jogo terminou mesmo com vitória do Fast, por 69x47.

Apab tentou uma reação no último quarto, e chegou a marcar 10 pontos consecutivos. Mas já era tarde.

O ginásio podia ser dividido em até três quadras. No espaço das duas outras quadras, ocorria uma animada pelada de handebol.

Mais um ataque da Apab

Placar final.

E por hoje é isso aí. No sábado volto a falar de futebol, com a partida entre Brasília e Luziânia, valendo a liderança da Segundona candanga.

Um comentário:

Pratica Basquete disse...

Raul,

Parabéns pela iniciativa e luta diária de tentar cobrir o basquete de Brasília. Segue o nosso blog também da cidade pra você dar uma olhada e comentar quando quiser.

Grande abraço e sucesso!

Rodrigo Galego

www.praticabasquete.blogspot.com