sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LuizBaskGama vence CECB na casa do adversário

Depois de acompanhar a rodada tripla no ginásio da Universidade Católica, passei praticamente a semana toda longe dos estádios e ginásios do Distrito Federal. Só voltei a um jogo na noite de sexta-feira, para cobrir a Taça Zezão, equivalente ao campeonato brasiliense feminino de basquete. Então, voltei ao gigantesco campus da Católica em Taguatinga, mas fui para outro ginásio, o do Centro Educacional Católica de Brasília - CECB -, o braço da Universidade responsável pelos ensinos fundamental e médio. Lá se enfrentariam CECB e LuizBaskGama.

É importante frisar duas coisas: em primeiro lugar, realmente há no campeonato feminino duas equipes da Católica. Uma da UCB, a universidade propriamente dita, cujo jogo cobrimos no último domingo, e outra do CECB, um dos times envolvidos na presente cobertura. Em segundo, o LuizBaskGama, ou simplesmente Gama, representa a cidade-satélite do Gama e, assim como o xará futebolístico, usa uniformes verdes. Mas são dois clubes completamente diferente, sem qualquer relação entre si.

Jogadoras do CECB reunidas

Jogadoras do LuizBaskGama no banco, antes do início da partida.

A equipe do CECB, jogando em casa, buscava a reabilitação na competição, pois estreara com derrota para a Avabra por 62x44. Os gamenses, por sua vez, estreavam na competição, e uma vitória ia ajudar a dar moral. Mesmo assim, a equipe chegou atrasada ao ginásio, o que ocasionou um atraso de 18 minutos para o início da partida. Mas finalmente a bola subiu.

Bola ao alto

O jogo começou com as duas equipes se alternando no ataque. Mas a falta de pontaria as prejudicou. Uma demonstração da quantidade de erros era o placar do jogo após 4 minutos e meio jogados no primeiro quarto: 2x2.

CECB ataca no primeiro quarto.

Embora não houvesse um domínio territorial claro de nenhuma equipe, o Gama mostrou no restante do primeiro quarto uma consistência defensiva e uma pontaria melhores que as do adversário. Com isso, o time aproveitou para abrir vantagem, e foi para o intervalo entre os quartos na frente: 15x8.

Ataque do Gama no primeiro quarto: melhor nos fundamentos, time abriu vantagem.

Placar final do primeiro quarto

No início do segundo quarto, as duas equipes arriscavam bastantes bolas de longa distância. O Gama continuava melhor na defesa.

Ataque do Gama no segundo quarto

No entanto, as duas equipes ainda pecavam pelo excesso de erros de arremessos. Quando o placar ficou em 19x11 para o Gama, o jogo ficou estagnado, e esses números permaneceram no placar por um bom tempo. Depois as equipes voltaram a pontuar, e o Gama aumentou sua vantagem. Alguns tiros de três pontos certeiros contribuíram para isso.

Ataque do CECB no segundo quarto

Dessa forma, terminou o segundo período, com vantagem gamense por 26x13.

Placar final do segundo quarto

Sucedeu o intervalo um terceiro quarto bastante curioso. Por dois minutos o placar permaneceu intacto. Foi quando o CECB finalmente conseguiu seus primeiros dois pontos no período. A partir daí, o time iniciou uma série que seria de um total de 10 pontos, e, assim, ficou a apenas 3 pontos das adversárias. No entanto, esses 10 pontos, embora consecutivos, foram marcados em sete minutos, contados desde o início do quarto. Ou seja, até então o Gama não havia pontuado no período.

CECB tem lance livre: série de 10 pontos.

Decorrido esse tempo, as visitantes voltaram a pontuar, num ataque de três pontos (cesta+arremesso de bonificação). Iniciou, assim, mais uma série de pontos no período. No total, foram 8 pontos consecutivos.

Gama ataca: série de 8 pontos

E essas duas séries de pontos consecutivos no período abrigaram todos os pontos anotados no mesmo. Final do terceiro quarto: Gama 34x23. A diferença havia diminuído.

Placar final do terceiro quarto. Duas séries de pontos consecutivos, e só.

O último quarto foi o mais morno da partida. Novamente o placar ficou intacto por dois minutos, sendo do Gama o primeiro ponto do período, num lance livre. O CECB, por sua vez, só pontuou depois de cinco minutos do início do quarto.

Ataque do Gama no quarto período. Observe o placar: em quatro minutos, apenas um ponto.

No final do período, cada equipe havia somado apenas seis pontos. E assim terminou a partida: CECB 29x40 LuizBaskGama

Jogadora do CECB tenta sair da marcação, e diminuir a desvantagem de seu time.

Fim de jogo, mais uma vez era hora de tomar o caminho de casa. O fim de semana me esperava.

Lance livre para o CECB, com o cronômetro já zerado. No basquete, o jogo não termina nem quando acaba.

Nenhum comentário: