sábado, 6 de setembro de 2008

Brasília vence Luziânia e é líder isolado

As tabelas dos diversos campeonatos foram ingratas ao marcar uma série de jogos para a tarde deste sábado. Era o Dom Pedro II decidindo a classificação na Terceirona, eram três jogos importantíssimos pela Segundona local, e ainda tinha a partida inaugural do Campeonato Brasiliense Masculino de Basquete. Infelizmente tive que escolher somente um entre esses eventos, e acabei optando pelo duelo de líderes pela Série B local.

Brasília e Luziânia tinham 100% de aproveitamento até a tarde de hoje, e quem vencesse o duelo dessa tarde no Mané Garrincha daria um passo gigantesco para se classificar em primeiro lugar, já que ambos já estavam garantidos nas semifinais. A equipe goiana levava um ligeiro favoritismo pelo fato de apresentar um saldo de gols melhor. Mas a bola ainda tinha que rolar, e quando ela resolve rolar tudo pode acontecer.

Árbitro Ânderson Bassoto e auxiliares Hermes Ferreira e Émerson de Jesus aguardam entrada das equipes.

Chegando ao estádio, entrei no setor das cadeiras, o único liberado para o jogo de hoje, e me instalei. Naquele momento o árbitro da partida já aguardava a entrada em campo das equipes. Não consegui a tradicional foto das equipes posadas, mas peguei o momento em que os jogadores de ambas as equipes saudavam suas torcidas - de fato, um grande número de torcedores do Luziânia se deslocou até a Capital Federal. Seguem as imagens.


Brasília e Luziânia saúdam suas torcidas.

O jogo ainda teve um atraso de aproximadamente 10 minutos, provavelmente devido à falta de policiamento e/ou ambulância. Mas foi só ter um pouco de paciência que deu tudo certo, e a bola rolou.

Quando duas equipes que vêm fazendo campanhas irretocáveis se encontram, a promessa é sempre de um grande jogo. E, de fato, quem saiu de casa nessa tarde de sábado para ver a partida não se arrependeu. Os primeiros minutos foram equilibrados, com algumas boas chances sendo desperdiçadas de ambos os lados.

Mas não demorou muito para a equipe goiana tomar as rédeas do jogo. Durante boa parte do primeiro tempo, o Luziânia dominou a partida e acuou o Brasília em seu campo. Destaque para o gol perdido pelo atacante Chimba, por volta dos 22 minutos, quando a bola caprichosamente acertou o travessão. O lance ainda gerou alguns instantes de perigo até que a defesa colorada afastasse definitivamente o perigo.

Escanteio para o Luziânia. Equipe goiana dominou o primeiro tempo.

Além da falta de pontaria dos atacantes do Luziânia, o goleiro colorado Diego fez várias defesas importantes na primeira etapa, e esses dois fatores contribuíram para que as equipes fossem para o intervalo com o placar em branco. As surpresas ficavam mesmo para o segundo tempo.

Disputa de bola no primeiro tempo, sob o olhar atento do árbitro.

Mais uma disputa de bola

Brasília tenta atacar, mas a defesa do Luziânia marca bem.

Panorama do Estádio Mané Garrincha, durante primeiro tempo

Aproveitei o intervalo para tomar a velha e boa Coca-Cola do lado de fora do estádio - algo que é ainda melhor no tempo quente e seco que está fazendo na Capital Federal. Também conversei com torcedores do Luziânia, numa amigável confraternização entre as torcidas.

No segundo tempo, o panorama do jogo mudou completamente. O Luziânia se acomodou e passou a buscar o empate, que lhe daria uma vantagem boa na rodada final, bastando uma vitória sobre a Ceilandense para garantir o primeiro lugar. Mas recuou demais, e a partir daí o Brasília passou a dominar o jogo. A pressão colorada aumentou na segunda metade da etapa final, e a partir daí o gol do Brasília parecia maduro.

Disputa de bola no lado direito do ataque do Brasília. O técnico colorado Marquinhos Carioca observa.

A insistência do Brasília acabou recompensada. Eram jogados 26 minutos quando, num ataque do Brasília, a bola cruzada atravessou a área e foi cair nos pés do volante Didão, do Brasília. Ele encheu o pé e pôs o Colorado em vantagem, levantando a torcida colorada.

Brasília comemora primeiro gol.

Não demorou para o Brasília aumentar a vantagem. Seis minutos depois, numa cobrança de falta, o zagueiro Luan cabeceou e a bola foi descansar no fundo da rede. Brasília 2x0.

Brasília comemora o segundo gol. As imagens das comemorações dos dois gols se confundiram.

Depois disso, pouca coisa aconteceu. O Luziânia timidamente tentava pelo menos diminuir a vantagem do Brasília, enquanto o Colorado só administrou. Alguns lances de perigo foram criados pelos goianos, mas ficou nisso mesmo.

Luziânia ainda tentou descontar, mas já era tarde.

Final de jogo: Brasília 2x0 Luziânia, num grande jogo. O Brasília, que vinha vencendo mas não convencendo, fez uma grande partida. E o Luziânia valorizou a vitória colorada. Deixei o estádio e voltei para casa, a fim de me preparar para mais uma jornada.

Nenhum comentário: