sábado, 2 de maio de 2009

Brasiliense é campeão candango

Para muitos, a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense de 2009, entre Brasiliense e Brasília, era mero cumprimento de tabela. Afinal de contas, o Jacaré era teoricamente mais forte, jogava em casa e havia vencido a primeira partida por 2 a 1, fora de casa, de modo que poderia até mesmo perder por um gol de diferença que ficaria com o título. Mesmo assim, ninguém em campo dava o título como favas contadas. Os jogadores do Jacaré pregavam a humildade, enquanto os do Brasília falavam de superação, para dar ao time o nono título de sua história, após um jejum de 22 anos. E, logicamente, o Campo de Terra foi para lá, para ver o que ia acontecer.

O jogo começou bastante disputado. Precisando ganhar, o Brasília foi para o ataque. E o Brasiliense também não se contentou com a ampla vantagem conquistada no primeiro jogo, e buscou o gol. Assim, o jogo começou bem aberto, com ambas as equipes criando grandes oportunidades.


Ataque do Brasiliense: o goleiro Diego, do Brasília, faz grande defesa.


No entanto, o placar permaneceu por muito tempo em branco. Se, de um lado, a defesa do Brasiliense soube segurar o ataque do Brasília, do outro o ataque do Jacaré cansou de perder gols incríveis. Fábio Júnior, nos 15 minutos finais da primeira etapa, perdeu dois gols incríveis, aos 33 e 37 minutos de jogo, e os erros valeram vaias ao jogador, artilheiro da competição, a cada vez que ele tocava na bola depois desses lances.


Brasiliense tenta sair para o ataque.


E, como o ataque não acertava a pontaria, o zagueiro Aílson saiu lá de trás para aproveitar cruzamento de Júlio César e abrir a contagem para o Jacaré, isso já nos últimos minutos da primeira etapa. Brasiliense 1x0.

E não houve mais tempo para muita coisa. As duas equipes foram para os vestiários com a vantagem do Jacaré por 1 a 0, após um bom primeiro tempo.


Imagem panorâmica do jogo, ainda no Primeiro Tempo.


Com a bola rolando para o segundo tempo, ficou claro que, após o gol, o Brasília jogou a toalha. O jogo caiu tecnicamente, mas o Jacaré atacou mais que seu rival, que chegava apenas esporadicamente.


Ataque do Brasiliense, já no segundo tempo.


Com a entrada do atacante Giovane, o Brasília ganhou um pouco mais de mobilidade na frente, e criou algumas boas oportunidades. Mas novamente parou na sólida defesa da equipe da casa. E, conforme o tempo ia passando, o Brasília ia sentindo suas já escassas chances de título escorrendo-lhe entre os dedos.

E, aos 27 minutos, o Brasiliense deu o golpe de misericórdia. O lateral Edinho acertou um belo chute no ângulo, sem chances para Diego. A essa altura, com a escuridão, era impossível fotografar alguma coisa, e por isso não tirei mais fotos.

E ficou nisso. O suficiente para o Brasiliense ratificar seu favoritismo inicial e levantar seu sexto título local. Seguiu-se a comemoração dos jogadores do Brasiliense. E a torcida do Brasília, apesar da derrota, aplaudiu os jogadores de seu time.

Fim de jogo, mais uma vez, como de costume, era hora de tomar o caminho de casa.

Um comentário:

Pedro Martins disse...

massa! valeu brasilia!