sábado, 25 de abril de 2009

Brasiliense sai na frente na decisão

Embora o Brasília tenha reinado no futebol candango nos anos 70 e 80, e o Brasiliense venha dando as cartas na década atual, os confrontos entre Brasília e Brasiliense não eram marcados por uma grande história. Até 2008, as duas equipes somente haviam se enfrentado duas vezes - ambas pelo campeonato de 2001 -, com duas vitórias do Jacaré. Neste ano, porém, a história mudou. Até aqui, foram cinco confrontos em 2009, com mais um por acontecer. E as duas equipes acabaram se encontrando na final do campeonato. E o Campo de Terra esteve lá, no primeiro jogo da decisão.

Quando cheguei ao Cave, uma hora antes do jogo, vi o estacionamento localizado ao lado da entrada principal praticamente lotado, e logo vi que havia um clima diferente no ar para aquela decisão. E, de fato, mais de 3.500 pessoas pagariam ingresso para aquela partida, e grande parte delas torceriam pelo Brasília. Havia muito tempo que o Colorado não levava tanta gente ao estádio para torcer por ele. E a torcida do Jacaré também compareceu em bom número, fazendo sua parte.

Quando a bola rolou, o Brasília adotou uma postura mais defensiva nos primeiros minutos. O Brasiliense, por sua vez, foi para o ataque, e Fábio Júnior chegou a marcar, mas o gol foi invalidado por impedimento. O jogo continuava 0 a 0.


Iranildo tenta sair jogando para o Brasiliense


Mas, num contra-ataque, o Brasiliense sofreu um duro golpe. Chefe chutou forte da entrada da área, e Guto nada pôde fazer. O Brasília abria a contagem: 1 a 0.


Brasília no ataque. Aqui já estava 1 a 0 para o Colorado.


Com o gol do Brasília, o jogo ficou aberto, e ambas as equipes tiveram boas chances de balançar as redes. O Colorado buscava o segundo gol, que lhe daria uma tranquilidade maior, enquanto o Jacaré queria, a todo custo, empatar.

E não demorou muito o gol de empate. O zagueiro Cris aproveitou uma cobrança de escanteio para cabecear com precisão, fora do alcance de Diego. Era o empate do Brasiliense.


Brasiliense na intermediária adversária: aqui o jogo estava 1 a 1.


Algumas chances ainda foram criadas, mas o primeiro tempo terminou mesmo com as duas equipes empatadas em um gol.

No intervalo, as musas do Candangão desfilaram pelo estádio, arrancando suspiros dos marmanjos presentes. E eu ainda consegui uma foto das meninas posadas, que, é claro, não poderia deixar de publicar aqui, para alegria do amigo visitante.


As Musas do Candangão: esse time bate um bolão.


No segundo tempo, o Brasília abdicou de vez de atacar, e acabou sendo pressionado pela equipe visitante. Aos oito minutos, Rodriguinho carimbou a trave de Diego.


Bola alta: ataque do Brasiliense.


E o próprio Rodriguinho selou a virada do Jacaré, com um belo chute da entrada da área. Brasiliense 2 a 1.


Brasiliense vira, e jogadores comemoram com a torcida.


Com o gol, o Brasília ficou acuado, e somente assistiu à pressão do Jacaré. E Diego ainda viu sua trave carimbada mais uma vez, por Tiago Félix.


Brasília tenta sair para o ataque.


E ficou nisso mesmo. Brasília 1x2 Brasiliense. Foi um belo jogo, com um espetáculo à parte dado pelas torcidas, que fizeram uma bela festa. O Brasiliense põe uma mão na taça: mesmo que perca por um gol de diferença o jogo de volta, no Serejão, ainda assim será campeão.

Fim de mais um jogo, mais uma vez era hora de voltar para casa, e descansar.

Nenhum comentário: