sábado, 23 de novembro de 2013

Retrospectiva - Parte 1 (Especial - Amistosos e Copa das Confederações)

O Campo de Terra, como se sabe, é dedicado principalmente aos chamados jogos "alternativos", aqueles que normalmente passam despercebidos pelo grande público. Mas, neste ano, as atenções das pessoas, pelo menos durante o mês de junho, estiveram voltadas para um evento que, de alternativo, não tinha nada, pois atraiu as atenções do mundo todo: a Copa das Confederações. Por aqui, desfilaram desde algumas das maiores seleções do mundo, como as campeãs mundiais Espanha, Brasil, Itália e Uruguai, até a totalmente desconhecida seleção do Taiti, que foi uma parada obrigatória do Campo de Terra. Além disso, antes da competição, dois amistosos envolvendo campeões mundiais tiveram lugar em solo brasileiro: Brasil x Inglaterra e Brasil x França. O resultado foram cinco grande jogos cobertos pelo Campo de Terra, com a bola rolando por todo o Brasil.

1. Brasil 2x2 Inglaterra - Jogo 635 - 02/06/2013 - Maracanã (Rio de Janeiro) - Quando se fala de confrontos entre Brasil e Inglaterra, sempre vem à cabeça uma parte significativa da história do futebol, tanto por toda a história que essas seleções têm quanto por vários confrontos históricos que elas fizeram quando se enfrentaram. Assim sendo, fiz questão de fazer parte dessa história e ir ao Maracanã, para ver esse jogo, que, embora fosse um amistoso, prometia ser um jogaço. E, de fato, foi. A seleção brasileira dominou o jogo no primeiro tempo, mas só balançou as redes na segunda etapa. Os ingleses foram atrás, e viraram o jogo. E o Brasil chegou ao empate logo em seguida. E o jogo terminou mesmo em 2 a 2.


2. Brasil 3x0 França - Jogo 636 - 09/06/2013 - Arena do Grêmio (Porto Alegre) - Como eu disse antes, os confrontos entre Brasil e Inglaterra têm muita história. No entanto, a maior parte desses confrontos ocorreu há muito tempo, e as novas gerações não se lembram. Os confrontos entre Brasil e França, ao contrário, se repetiram com grande frequência em anos recentes, com vitória francesa nas Copas de 1986 (nos pênaltis), 1998 e 2006, e os dois ainda fizeram um verdadeiro duelo de gigantes nas semifinais da Copa de 1958, dessa vez com triunfo brasileiro. Assim, ir a Porto Alegre para ver esse grande jogo, e ainda conhecer o belo estádio do Grêmio, era quase uma obrigação. Dentro de campo, o Brasil jogou melhor, e venceu até com certa tranquilidade. Após novamente o primeiro tempo acabar com o zero dos dois lados do Placar, o Brasil balançou as redes por três vezes na segunda etapa. Também foi muito legal, nesse dia, ver no estádio gremista não só muitas camisas do Grêmio e do Internacional, mas de diversos times do interior gaúcho e de times catarinenses (na matéria coloquei até mesmo uma foto de uma bandeira do Brasil e outra do Pelotas, os dois grandes rivais da cidade, lado a lado). Os chamados "times da mídia", que aparecem com mais frequência nos meios de comunicação de alcance nacional, quase não tiveram vez.


3. Brasil 3x0 Japão - Jogo 637 - 15/06/2013 - Mané Garrincha (Brasília) - Após a fase dos amistosos, finalmente a bola rolou para valer. Um único jogo da Copa das Confederações foi realizado na Capital Federal, e foi justamente o jogo de abertura, entre Brasil e Japão. Uma vitória tranquila da seleção brasileira, que saiu na frente logo nos primeiros minutos, aumentou no início do segundo tempo e fechou a conta já nos acréscimos. Brasil 3x0 Japão.


4. Taiti 1x6 Nigéria - Jogo 638 - 17/06/2013 - Mineirão (Belo Horizonte) - Talvez tenha sido este o jogo que mais esperei para ver - e para o qual garanti meu ingresso assim que saiu o sorteio dos grupos da Copa das Confederações. A seleção do Taiti, que surpreendeu ao se sagrar campeã da Oceania, chegava ao Brasil sem grandes perspectivas, mas certamente esta era uma oportunidade única de ver os taitianos in loco. O placar de 6 a 1 para a Nigéria talvez nem tenha incomodado tanto os taitianos, o solitário gol de Tehau foi muito comemorado tanto pelos jogadores quanto pela torcida no Mineirão, e, para a equipe da Oceania, certamente esse gol valeu mais que os seis da Nigéria.


5. Nigéria 0x3 Espanha - Jogo 639 - 23/06/2013 - Castelão (Fortaleza) - A tarefa de ver ao vivo a seleção taitiana estava cumprida. Mas, para completar a Missão Copa das Confederações, ainda faltava uma etapa: ver a atual campeã mundial Espanha. E quis o destino que eu a visse justamente contra a mesma Nigéria contra a qual eu já havia visto o Taiti. Nesse jogo, a Nigéria encontrou "um pouco mais" de dificuldade, e os espanhóis, mesmo sem serem brilhantes, venceram por 3 a 0, garantindo o primeiro lugar no grupo. Missão cumprida, e o restante da competição, eu vi pela TV. Em 2014, vem aí a Copa do Mundo, e novos jogos deverão aparecer por aqui.


Nenhum comentário: