sábado, 25 de janeiro de 2014

Santa Maria derrota Ceilândia e se recupera

E, após o contratempo da primeira rodada, finalmente o Campo de Terra está de volta com suas coberturas. No último sábado, o Bezerrão recebeu o confronto entre Santa Maria e Ceilândia. As duas equipes estrearam mal na competição: os grenás caíram diante do Brasiliense no Serejão, enquanto os alvinegros foram surpreendidos em casa pelo Legião, ambos pelo placar de 2 a 1. Ambos buscariam a reação nesse jogo, e o Campo de Terra não poderia ficar de fora. Assim, tomei o caminho da cidade-satélite do Gama para ver esse confronto.

O jogo começou com boas chances de gol para ambos os lados, sem que nenhuma das equipes mostrasse um domínio claro. E, em uma dessas chances, aos nove minutos, o Santa Maria abriu a contagem. Lucas chutou de fora da área, a bola carimbou o travessão e pingou dentro do gol.

No campo de ataque, Ceilândia tenta sair da marcação.

Mesmo em vantagem, o Santa Maria passou a comandar as ações, e criou chances de aumentar a conta. O Ceilândia atacava menos, mas, quando chegava, era perigoso. Mas essa fase do jogo não durou muito. Logo o jogo ficou truncado, e as chances de gol rarearam. As equipes pouco se apresentaram ao ataque, e, quando o faziam, erravam o passe ou a defesa não tinha dificuldades para parar o ataque.

Marcação pesada do Santa Maria.

Depois dos 30 minutos, o Santa Maria passou a atacar mais, com direito a uma bela jogada de Maurício, que deixou seu marcador no chão e chutou para boa defesa do goleiro, que mandou para escanteio. Mas o primeiro tempo chegou mesmo ao seu final com a vantagem mínima do Santa Maria.

O segundo tempo começou mais equilibrado, e o Ceilândia foi às redes aos cinco minutos. Allan Dellon cobrou falta com perfeição da entrada da área e empatou o jogo.

Santa Maria tenta sair para o ataque.

O jogo voltou à tônica da primeira etapa, e o Santa Maria passou a dominar as ações. E o time da casa acabou passando novamente à frente, com Robson, que cabeceou no canto. Pouco depois, o Santa Maria perdeu outra grande chance.

Ceilândia no campo de defesa.

Em seguida, pela primeira vez na partida, o Ceilândia dominou as ações, e passou a criar chances perigosas, exigindo muito trabalho da defesa do Santa Maria. Após alguns minutos, o ritmo do jogo voltou a cair. No entanto, os minutos finais foram eletrizantes, com chances tanto para o empate do Ceilândia quanto para o terceiro do Santa Maria. Mas o jogo terminou mesmo com a vitória do time da casa por 2 a 1.

O Santa Maria se recuperou da derrota na estreia, quando vendeu caro o resultado para o Brasiliense, e mostrou um futebol convincente. Se não errasse tantos passes, talvez o time fosse candidato até mesmo a uma vaga na final. O Ceilândia, apenas dois anos depois de seu último título, não mostra um bom futebol, e, sem ter pontuado no campeonato, já está em uma situação preocupante. Ainda há tempo para se recuperar, mas é preciso trabalho. Destaque positivo para a torcida do Santa Maria, que compareceu em excelente número e incentivou o tempo todo.

Fim de jogo, peguei o ônibus para tomar o caminho de casa. Aliás, foi a primeira vez em muito tempo que usei o transporte público para ir ao Bezerrão - coisa que fiz muito nos anos 90. Sempre bom matar a saudade.

Nenhum comentário: