quinta-feira, 23 de abril de 2009

Juventus se despede da A-2 com vitória

Depois da primeira jornada na Javari, no sábado, voltei ao simpático estádio da Mooca no dia seguinte. E, dessa vez, os donos da casa estavam presentes. Era o confronto entre Juventus e União Barbarense, pela última rodada do Campeonato Paulista da Série A2 - essa também foi minha estreia nessa divisão do futebol paulista. Mero cumprimento de tabela, uma vez que o Juventus já estava rebaixado, e o time de Santa Bárbara d'Oeste não tinha mais nenhuma aspiração. E novamente contando com os serviços da CPTM, cheguei ao estádio poucos minutos antes do apito inicial - dessa vez, o jogo era de manhã, por isso tive que acordar cedo, e cheguei meio em cima da hora. Com o Juventus já rebaixado, não se viu no estádio o clima de festa normalmente presente nos jogos do Moleque Travesso. Pouco mais de 200 pagantes estiveram presentes, e nem mesmo as cadeiras estavam lotadas.

Quando cheguei ao estádio, as duas equipes já estavam em campo, mas ainda tive tempo de fotografá-las perfiladas para a execução do Hino Nacional.


Equipes perfiladas para a execução do Hino Nacional


Com a bola rolando, os famosos coros da torcida organizada juventina deram lugares a gritos isolados de incentivo dos torcedores que lá estavam. A organizada cantou em poucos momentos do jogo, e mesmo o tradicional coro presente nos tiros de meta para o adversário (grita-se "ôôôôôôôôôôôôô" quando o goleiro corre para bola, seguido de uma homenagem à mãe do goleiro no momento em que ele chuta) não foi ouvido. O clima era mesmo de fim de festa.

Mesmo assim, o Juventus buscou a vitória para se despedir de forma honrosa da Segundona. O Moleque Travesso foi para o ataque e criou boas oportunidades para abrir a contagem. Aos dois minutos, o goleiro da equipe do interior fez três defesas consecutivas, impedindo a vantagem juventina. Daí em diante, a pressão da equipe da casa continuou, com várias chances perdidas.


Ataque do Juventus


Até que, aos 14 minutos, o Juventus chegou ao primeiro gol. Alexandre acertou uma cabeçada após cobrança de falta, e colocou o time da casa na frente: 1 a 0.


Jogadores do Juventus comemoram primeiro gol.


Com o gol sofrido, a União Barbarense despertou, e se lançou ao ataque para tentar empatar o jogo. E o gol de empate não demorou a sair: aos 22 minutos, Emílio colocou tudo igual no placar: 1 a 1.


União Barbarense foi para o ataque...


...e chegou ao gol de empate.


E os visitantes continuaram mandando no jogo. A melhor chance do time de Santa Bárbara d'Oeste foi no último minuto, quando o meia Dionísio acertou a trave. Mas o primeiro tempo terminou mesmo empatado em 1 a 1.


União Barbarense sai jogando


Mais União Barbarense no ataque.


Aproveitei o intervalo para circular pela Javari. Mas nem o vendedor de canoles deu as caras no estádio. Restou dar uma passagem no bar do estádio e tomar uma Coca-Cola para refrescar.

No segundo tempo, a União Barbarense continuou atacando. Mas perdia chances incríveis de marcar. A melhor dela foi aos 16 minutos, quando Macedo, sem goleiro, perdeu um gol feito.


Já no segundo tempo, Juventus no campo de ataque: buscando retomar a vantagem.


Nesse lance foi marcada falta para a União Barbarense.


União Barbarense no ataque


E a velha máxima do futebol, que diz que "quem não faz, toma", se fez valer mais uma vez. Aos 22 minutos, Vinícius deu chute preciso e colocou o Juventus na frente: 2 a 1.


Comemoração juventina contrasta com goleiro adversário caído: 2 a 1 para o Moleque Travesso.


Daí em diante, as duas equipes criaram algumas oportunidades, mas nada de importante aconteceu. Final: Juventus 2x1 União Barbarense. Assim, o Moleque Travesso consegue uma vitória, para dar ânimo para tentar voltar à Série A-2, em 2010. O time de Santa Bárbara d'Oeste, eliminado, se despede melancolicamente.


Panorâmica da Javari, já no finalzinho do jogo.


Final de jogo, e a Esfiha Juventus já se tornara parada obrigatória. Corri para lá e fiz um lanche, comendo duas deliciosas esfihas de queijo e bebendo uma Coca-Cola. Ainda sonho em ver a Esfiha Juventus abrindo uma filial em Brasília. De lá, fui visitar parentes que moram na Capital Paulista.

Um comentário:

Mauricio disse...

Acho que sua repotagem foi boa,mas acho que nem todos os olhares estavão voltados para ele.Tinham varios jogos importates como o do São Paulo e do Sporte que foi uma conquista para o Nordeste.
Mas foi boa.
Visata meu blog ta meio ruim porque comecei hoje , me de umas dicas para começãr e comente la .
Vlw abraço.
http://novastecnologiasparasuavida.blogspot.com/