quinta-feira, 23 de abril de 2009

Palmeiras bate LDU e segue vivo na Libertadores

Uma partida entre Palmeiras e LDU pela Copa Libertadores, com a Imprensa de toda a América do Sul e até do mundo com os olhos voltados para o Parque Antarctica, em princípio não deveria ser objeto de cobertura do Campo de Terra, já que o foco deste blog são aqueles jogos normalmente ignorados pela mídia e pelo grande público. Mas resolvi abrir uma exceção e falar do jogo aqui, por dois motivos. O primeiro deles foi a inclusão do time equatoriano na minha lista de times já vistos - foi o 124° time de clube, que se junta também a quatro seleções nacionais. O segundo, foi que nesse jogo atingi a marca de 400 jogos vistos em estádios. Dessa forma, o Campo de Terra marcou presença nos Jardins Suspensos para falar desse clássico entre dois campeões da Libertadores.

Com o ingresso para o setor Visa na mão, cheguei à região do estádio com grande antecedência, e aproveitei para dar uma volta pela região, com direito a um passeio no West Plaza, onde, inclusive, jantei. Com o estômago cheio, tomei o rumo do Parque Antarctica, passei meu cartão na catraca do Setor Visa e adentrei o hall do setor. Lá há muitas fotos de grandes momentos do time, além de bebidas e comidas de todos os tipos à venda. Uma recepção de gala. Então, me dirigi à cadeira E-097 e aguardei o início do jogo.


Foto do Setor Visa


Quando o jogo começou, o Palmeiras logo mostrou que queria sua primeira vitória em casa na Libertadores. Keirrisson perdeu uma grande chance logo aos três minutos. Ele ficou livre para chutar, e obrigou o goleiro Cevallos a uma boa defesa.


Jogada no ataque do Palmeiras.


A equipe equatoriana não escondeu em momento algum que estava satisfeita com o empate. A cada arremesso lateral, cobrança de falta, impedimento ou tiro de meta, os jogadores retardavam a cobrança, e eram presenteados com uma vaia da torcida palmeirense. O Palmeiras, por sua vez, pecava ao errar muitos passes, e com isso chegava pouco ao gol.


Mais Palmeiras no ataque, com Lenny.


Em um desses esporádicos ataques palmeirenses, aos 15 minutos Cleiton Xavier teve grande chance, mas chutou por cima. Aos 30 minutos, o árbitro Jorge Larrionda finalmente puniu a cera equatoriana, dando cartão amarelo para Cevallos. Logo em seguida, a LDU assustou o Palmeiras. Em chute de fora da área de Araújo, a bola desviou na zaga e carimbou a trave de Marcos. Depois disso, o Palmeiras continuou atacando, mas pouca coisa aconteceu antes do intervalo. E as duas equipes foram para o vestiário com o zero dos dois lados do placar.


Mais um ataque do Palmeiras: time dominou no primeiro tempo, mas não marcou.


No intervalo, não saí do meu lugar, mesmo sabendo que ele estaria lá quando eu voltasse. Como muita gente foi para o hall, preferi aguardar sentado, e só aproveitei para me reidratar, com um copo de água mineral (por um instante, deixei de lado a Coca-Cola). E lá fiquei aguardando a segunda etapa.

E, pouco depois do reinício da partida, o estádio explodiu. Após cobrança de escanteio, Cevallos falhou, e Marcão, mesmo desequilibrado, empurrou para dentro. Palmeiras na frente, e festa em todo o estádio.


Jogadores do Palmeiras voltam para seu campo, após o primeiro gol.


Pouco depois, o goleiro da LDU se machucou, e teve de ser substituído. O Grandalhão Domínguez entrou em seu lugar. O Palmeiras continuou melhor, mas o jogo teve um momento crucial aos 26 minutos. Nesse instante, Marquinhos fez falta em Bolaños, os dois jogadores se desentenderam e foram convidados a tomar uma ducha nos vestiários do estádio. Apesar da boa partida que o palmeirense fazia, o time acabou não sentindo o golpe, e continuou atacando.


Palmeiras continua no ataque.


Aos 37 minutos de jogo, veio o golpe de misericórdia. Diego Souza cobrou uma falta da intermediária com perfeição, e sacramentou a vitória palmeirense. Depois do gol, a LDU se entregou, e o Palmeiras também pouco criou de efetivo.


Jogada do Palmeiras na área da LDU.


E a partida terminou mesmo desse jeito. Palmeiras 2x0 LDU. O time equatoriano praticamente enterrou suas chances de ganhar o bicampeonato, e o Palmeiras ainda tem esperanças.

Fim de jogo, fiquei pouco tempo nas imediações do estádio. Peguei um táxi e voltei para o lugar onde estava hospedado. No dia seguinte, às 6:30 da manhã, pegaria o voo de volta para a Capital Federal.

Nenhum comentário: