sexta-feira, 3 de abril de 2009

Brasília se recupera ao vencer o Gama

Quarta-feira à tarde, férias, bola rolando no Cave... tudo perfeito para mais uma cobertura do Campo de Terra. E lá fui eu para o estádio da cidade-satélite do Guará, onde Brasília e Gama, os dois maiores campeões do Distrito Federal, se enfrentariam. Os dois times tinham motivações diferentes. O Gama vinha de uma grande vitória sobre o Dom Pedro II em plena Metropolitana, quando o time finalmente venceu e convenceu, e queria manter a boa fase. O Brasília, por sua vez, vinha de duas derrotas, e precisava dos três pontos se ainda sonhasse com a final, ou pelo menos com a vaga na Série D nacional (o Gama, que já está na Série C, não aspira a essa vaga). Assim, as duas equipes brigariam muito pela vitória.

Quando a bola rolou, o Brasília não demorou para mostrar que queria a recuperação, e dominou as ações nos primeiros minutos de jogo. O time se lançou ao ataque, e o Gama, acuado, tentava, sem muito sucesso, sair nos contra-ataques.


Disputa pela bola, logo no comecinho do jogo


E bastaram sete minutos para o Brasília abrir o placar. Num cruzamento, quando a defesa gamense acreditava que Evandro completaria a jogada, ele simplesmente fez o corta-luz, e a bola sobrou com Thiago Silva, que ficou cara a cara com Róbson. Aí foi só escolher o canto e pôr fim a um jejum de nove jogos sem marcar. Brasília 1x0.


Jogadores do Brasília retornam, após marcarem o primeiro gol.


Mesmo em vantagem, o Brasília continuava atacando. Aos 13 minutos, Kaká cobrou falta, e Piu cabeceou com perigo. Era só uma amostra do que viria.


Kaká sai jogando para o Brasília: um dos grandes nomes do jogo.


E aos 27 minutos veio o segundo gol do Colorado. Kaká cobrou uma falta lateral. Mas, quando todos esperavam o cruzamento, a bola foi direto para o gol, enganando o goleiro gamense Róbson. Brasília 2 a 0.

No restante da primeira etapa, o Brasília continuou melhor, mas não aproveitou as chances que criou. Assim, as duas equipes foram para o intervalo com a vantagem do Colorado, por 2 a 0.


Mais uma disputa de bola


O jogo mudou no segundo tempo. O técnico gamense tirou o zagueiro Leandro Dias e o meia Eduardo, para a entrada de André e Márcio Alagoano, para dar mais velocidade. O Brasília, por sua vez, recuou e passou a defender o resultado conquistado, explorando os contra-ataques. Dessa forma, durante toda a segunda etapa, foi o Gama quem atacou mais. O Brasília levava perigo quando contra-atacava.


Outra disputa de bola, já no segundo tempo.


Mas, apesar de algumas boas oportunidades, a rede não balançou na segunda etapa. Final de jogo, Brasília 2x0 Gama. A torcida colorada voltou a ter esperanças. Ao fim da rodada, o time estava em terceiro lugar. Os gamenses, por sua vez, viram seu time segurar a lanterna da competição - com três pontos, como o Brasília - mas com um gol a menos que o Colorado.

Fim de jogo, fim de papo. Hora de tomar o rumo de casa.

Nenhum comentário: