sábado, 11 de abril de 2009

Brasília derrota Brasiliense e ainda sonha

A quinta rodada do quadrangular final foi aberta nesse sábado, com um jogo de extremos no estádio do Cave. De um lado, o Brasília, jogando em casa, precisava vencer de qualquer maneira para se manter vivo na disputa por vaga na final, ou, pelo menos, na Série D. Do outro, o Brasiliense, com a vaga garantida com antecedência na grande decisão. E o time da casa ainda precisava quebrar um tabu: desde o primeiro jogo entre Brasília e Brasiliense, em 2001, nunca o Brasília conquistara sequer um empate. Eram cinco jogos, com cinco vitórias do Jacaré. Seria um grande jogo, e o Campo de Terra foi lá, com um importante "desfalque". Minha câmera fotográfica, companheira inseparável nos eventos esportivos, ficou em casa. Acabei tendo que me virar com o celular.

Diante de 590 pagantes, o Brasília teve o domínio na maior parte do jogo. O primeiro tempo foi marcado por boas oportunidades criadas pelas duas equipes, com o Brasília atacando mais. O Brasiliense tentava levar algum perigo em contra-ataques. Pelo lado do Jacaré, a melhor oportunidade ocorreu por volta dos 13 minutos, quando o atacante Gustavo, autor dos dois gols do Jacaré no jogo de ida, acertou uma boa cabeçada, e o goleiro colorado Diego, aniversariante do dia, teve que se esticar para mandar para escanteio.

O Brasília teve três chances claras de gol. Primeiro foi Thompson que, cara a cara com o goleiro Guto, do Jacaré, chutou fraco, permitindo a defesa. Pouco depois, Kaká acertou a trave. E, finalmente, já no final da etapa, Tiago Silva teve grande chance, mas escorregou na hora do chute. E as equipes foram para o intervalo com o zero no placar.

No segundo tempo, o jogo continuou igual, com o Brasília atacando mais, e o Brasiliense tentando levar perigo nos contra-ataques. Já classificado para a final, o Jacaré parecia estar com a cabeça no jogo contra o Goiás, na próxima quinta-feira, crucial para as pretensões do time na competição nacional.

E quando o jogo estava com cara de 0 a 0, uma substituição do técnico Marquinhos, do Brasília, surtiu efeito. O atacante Giovane, um dos mais criticados pela torcida, entrou em campo e, pouco depois, fez uma bela jogada e ficou na cara de Guto. Aí foi só chutar e sair para o abraço. Brasília 1x0.

O Brasiliense sentiu o gol, e pouco fez nos minutos finais. O Brasília soube segurar o resultado, e em nenhum momento desses minutos finais foi realmente ameaçado.


Como não levei a minha câmera, só tirei uma foto do jogo, com o celular. Aqui, escanteio para o Brasiliense, ainda no primeiro tempo.


Final de jogo. Brasília 1x0 Brasiliense, tabu quebrado e esperanças vivas para o Colorado. Para o Brasiliense, pouca coisa mudou. O time ainda tem uma remota chance de perder o primeiro lugar para o Gama, o que levaria o jogo decisivo para o Bezerrão.

Final de jogo, hora do merecido descanso.

Nenhum comentário: