domingo, 25 de janeiro de 2015

Cruzeiro e Shakhtar Donetsk empatam no Mané Garrincha

No último domingo, fechei minha participação na Granada Cup, torneio amistoso que foi realizado na Capital Federal. Depois dos confrontos do Bezerrão, o destino dessa vez foi o Mané Garrincha, onde se enfrentaram Cruzeiro e Shakhtar Donetsk. O objetivo principal, claro, era incluir o time ucraniano na minha lista pessoal, que agora conta com 237 clubes, dos quais 22 estrangeiros. Mas, claro, aproveitei a chance para ver novamente a Raposa, que eu não via ao vivo em Brasília desde 25 de abril de 2007, quando empatou em 1 a 1 com o Brasiliense, classificando o Jacaré na Copa do Brasil daquele ano. Quanto ao jogo, o time ucraniano precisava vencer por pelo menos três gols de diferença - ou por dois gols de diferença, desde que marcasse pelo menos quatro - para ficar com a taça do torneio. Caso contrário, a mesma iria para o Goiás. O time mineiro, como já dito, foi apenas um "curinga", não disputava o título.

Equipes perfiladas para a execução dos Hinos Nacionais.

O jogo começou bastante movimentado, mas a primeira chance real de gol veio somente aos 12 minutos, quando o Shakhtar carimbou o travessão. Logo em seguida, porém, Alex Teixeira abriu a contagem, fazendo 1 a 0 para os ucranianos.

Jogada no campo de ataque do Shakhtar.

O jogo seguiu na mesma toada. Em desvantagem, o time mineiro passou a ousar um pouco mais, sem conseguir, porém, criar chances reais de gol. No entanto, a ousadia do Cruzeiro durou pouco, e logo o Shakhtar tomou as rédeas da partida. Em um de seus poucos ataques, o Cruzeiro também carimbou a trave, aos 37 minutos.

Jogador do Cruzeiro, com a bola, recebe marcação.

O time mineiro aproveitou o embalo do lance para ensaiar uma pressão nos minutos finais da primeira etapa. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem dos ucranianos por 1 a 0.

O Cruzeiro veio melhor para o segundo tempo, e pressionou o Shakhtar. Quando o time ucraniano resolveu ousar um pouco mais, teve início um momento eletrizante da partida, com as duas equipes perdendo grandes chances. Essa fase durou pouco, e logo as chances de gol rarearam, embora o jogo continuasse equilibrado. Aos 21 minutos, Judivan puxou um contra-ataque e empatou para o Cruzeiro. 1 a 1.

Time ucraniano com a bola.

Após o gol, o Shakhtar passou a atacar um pouco mais que o Cruzeiro. Mas, nos minutos finais, o ritmo do jogo caiu, e as duas equipes pareciam satisfeitas com o resultado. E o jogo terminou mesmo empatado em 1 a 1.

Jogador do Cruzeiro avança.

Em termos do torneio, o resultado deu o título ao Goiás, que superou o vice-campeão Gama apenas no critério do menor número de cartões vermelhos. O Shakhtar Donetsk ficou em terceiro lugar, e o Žalgiris Vilnius acabou na última colocação. No geral, foi um torneio bastante interessante, que trouxe à Capital Federal equipes que seria impensável vê-las jogar tão perto de casa.

Fim de jogo, hora de encarar o trânsito da saída do Mané Garrincha e retornar ao lar, para o merecido descanso.

Nenhum comentário: