sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Bezerrão, enfim, é do Gama

Foram longos 1.257 dias de exílio. Entre 2 de agosto de 2005, quando venceu o Guarani por 2 a 1, até 10 de agosto de 2009, foi por esse tempo que o Gama ficou sem se apresentar em seu estádio, o Bezerrão. E, mesmo após a reinauguração do estádio, o palco onde o Gama sempre mandou seus jogos viu desfilarem a seleção brasileira, em um jogo de claros contornos políticos, e uma indesejada partida decisiva do Campeonato Brasileiro. Mas, enfim, o Gama voltou para casa. E o retorno foi marcado por um duelo contra o bom time do Atlético Goianiense, campeão da Série C nacional. E o Campo de Terra, apesar do atraso em lançar a matéria no blog, esteve lá.

O jogo estava marcado para as 16 horas, mas quem chegou antes não precisou ficar sentado esperando. Na preliminar, um time B do Gama enfrentou a equipe principal do Luziânia (como o Luziânia usou sua equipe principal, lancei esse jogo nas estatísticas de jogos já vistos como jogo de profissionais.). Algumas fotos do confronto seguem abaixo:








Enquanto Gama e Luziânia distraíam o público que madrugou, e que esperava pelo jogo principal, o restante da torcida ia chegando. E, enquanto o Gama vencia a preliminar por 2 a 1, cerca de 8 mil pessoas pagavam ingresso para ver o time em ação no remodelado estádio. Destaque negativo para as confusões na bilheteria.


Imagens da torcida do Gama, que compareceu em bom número.

De longe, consegui a imagem dos jogadores do Gama posados para a fotografia. Mas os rubro-negros não posaram. Dessa forma, segue a imagem que eu consegui.

Sociedade Esportiva do Gama

O primeiro tempo foi bastante movimentado. As duas equipes chegavam com perigo, e criavam boas oportunidades. O Gama mostrava ligeira superioridade, mas pecava muito nas finalizações, e deixava claro que ainda falta um "matador" para o time.


Dois flashes de um primeiro tempo movimentado.

Mas o placar só saiu do zero depois de meia hora de jogo. O meia Eduardo aproveitou um rebote em chute de Kleyr para colocar o Gama em vantagem, e fazer a torcida vibrar pela primeira vez no novo estádio. Gama 1 a 0.

Jogadores do Gama comemoram gol de Eduardo.

O Atlético melhorou após levar o gol, e no último lance antes do apito final do primeiro tempo, reestabeleceu a igualdade no marcador. Rafael Cruz, num chute forte da entrada da área, foi o autor do gol de empate. O Gama, que perdera vários gols, fora castigado.

Atleticanos comemoram empate.

No intervalo, fui atrás da velha e boa Coca-Cola, para me refrescar do calor que fazia no estádio. Mas todos os bares do Bezerrão estavam fechados. Tive que ir até a entrada do estádio, que estava fechada, e comprar de um único ambulante que vendia refrigerantes por lá, enquanto pessoas se amontoavam para comprar a sua latinha. Ainda conversei com o deputado Leonardo Prudente, que estava por lá, antes do reinício da partida.

O segundo tempo foi a fase de testes do jogo. Os dois treinadores aproveitaram para fazer substituições, e testar jogadores que estavam no banco. E, logo no início do segundo tempo, Eduardo novamente foi às redes, e colocou o Gama em vantagem. 2 a 1. E, alguns minutos depois, o zagueiro atleticano Jairo foi convidado a visitar os modernos vestiários do novo Bezerrão, ao receber um cartão vermelho.

Falta para o Atlético Goianiense

O jogo caiu tecnicamente. O Gama continuava desperdiçando as oportunidades que criava. O time alviverde continuava superior, e tentava aproveitar a vantagem numérica, mas pecava muito na hora de chutar a gol.

Flash de um segundo tempo morno

E a dez minutos do final, numa falha da defesa gamense após cobrança de falta, os goianos empataram novamente, com André Leonel. O Gama ainda tentou retomar a vantagem, mas não havia tempo. Final: Gama 2x2 Atlético-GO, e o Gama estava de volta à sua casa.

Placar final

Fim de jogo, hora de tomar o caminho de casa, e esperar pelo início do campeonato.

Nenhum comentário: