sábado, 2 de outubro de 2010

Araguaína elimina Brasília e segue na Série D

Sábado, dia de bola rolando na Capital Federal. E opções de jogos não faltaram: enquanto no Serejão Brasília e Araguaína brigariam por uma vaga nas quartas-de-final do Brasileiro da Série D, em outros quatro campos seria realizada a última rodada da Segundona local. Todos os jogos marcados para a tarde, embora dessa vez não seja possível culpar a CBF e a FBF, pois a escassez de horários se deveu às eleições, que impediram que a bola rolasse no domingo. Assim, tive que escolher um dos jogos, e resolvi ir ao Serejão.

A partida entre Brasília e Araguaína era o jogo de volta da terceira fase da Série D nacional. No jogo de ida, uma virada épica dos tocantinenses, que perdiam por 3 a 0 até a metade do segundo tempo e acabaram vencendo por 4 a 3. Mesmo assim, as chances do Colorado eram boas, pois bastava uma vitória simples e o time seguiria na competição. Ao Araguaína bastava um empate, ou mesmo uma derrota por um gol de diferença, desde que marcasse no mínimo quatro. O detalhe adicional é que foi meu 500º jogo ao vivo, e por isso eu não podia esperar nada senão um grande jogo. Por isso, fui correndo para o Serejão, para ver o que ia rolar.

O Brasília começou o jogo com mais posse de bola. Mas, embora tocasse bem a bola, não conseguia penetrar na defesa do Araguaína. As chances para o Colorado começaram a aparecer por volta dos 15 minutos, mas esbarrava na falta de pontaria.

Flash do primeiro tempo.

Até que, aos 23 minutos, Thiago recebeu a bola livre e balançou as redes, abrindo a contagem. Brasília 1 a 0.

Com a vantagem, o Brasília passou a tocar a bola para trás, valorizando a posse. Aos 30 minutos o Colorado teve uma chance de aumentar a vantagem. Claudionor foi derrubado na área. Pênalti para o Brasília. Mas Thiago Silva desperdiçou a cobrança.

Mesmo após o pênalti perdido, o Brasília continuou com mais posse de bola, enquanto o Araguaína praticamente não chegava no ataque. E o primeiro tempo acabou mesmo com a vantagem colorada, por 1 a 0. Resultado que era suficiente para garantir a classificação, mas perigoso, pois, em caso de empate, a vaga seria dos tocantinenses.

Mais um flash do primeiro tempo.

No segundo tempo, o panorama do jogo mudou completamente. O Brasília pareceu ter esquecido o futebol nos vestiários, e o Araguaína, mesmo sem ser brilhante, passou a comandar as ações. Mesmo a expulsão de Martony, do Araguaína, que aos ainda no comecinho da segunda etapa fez falta dura e levou o segundo amarelo, não animou o Colorado, que continuou errando muito e não ousando praticamente nada. E o castogo para o Brasília não demorou. Aos 22 minutos, Paulão acertou uma cabeçada e o goleiro Osmair aceitou. Tudo igual no placar.

Escanteio para o Araguaína.

Araguaína chega ao primeiro gol.

E a virada do Tourão do Norte não demorou. Marraquete aproveitou a desatenção da defesa e marcou o segundo do time visitante.

Impotente e abalado, o Brasília não conseguiu sequer esboçar uma reação. O Araguaína só controlou o jogo, contendo as pouco perigosas investidas do Brasília. O Colorado ainda teve Claudionor expulso no final. O jogador caiu na área, e o árbitro entendeu que ele havia simulado a penalidade. Como ele já tinha o amarelo, acabou recebendo o vermelho.

E acabou assim mesmo. Brasília 1x2 Araguaína. O Colorado foi um dos dois únicos times que saiu do campeonato nessa fase. O Tourão segue vivo na competição, e está a dois jogos de garantir o acesso à Série C.

Fim de jogo, hora de pegar o carro e ir para casa. E amanhã é dia de ir às urnas. Por isso, amigo visitante, peço que vote com consciência, e ajude a construir um Brasil melhor com seu voto.

Nenhum comentário: