quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ceilândia estreia no campeonato vencendo Legião

Na última segunda-feira, começamos a cobrir o Candangão de 2012, com a expressiva vitória do Brasiliense sobre o Bosque de Formosa. E na quarta-feira a bola continuou rolando na Capital Federal. O meu destino, dessa vez, foi o Estádio do Cave, na cidade-satélite do Guará, onde eu não ia desde o distante 4 de setembro de 2010, e onde mediriam forças Legião e Ceilândia. Ambas as equipes foram notícia no futebol candango em tempos recentes. O Legião ganhou fama nacional ao homenagear a banda de Renato Russo, e a oferecer a seus torcedores um "camarote VIP". Mas, dentro de campo, o clube decepcionou. Conseguiu chegar à Primeira Divisão em 2008, após campanhas irretocáveis nas divisões inferiores. Mas, após dois anos, acabou rebaixado novamente. E, agora, volta à elite, tentando voltar aos bons tempos. O Ceilândia, ao contrário, nunca foi conhecido por oferecer camarote VIP a seus torcedores, nem nada do tipo. Mas entrou para a história do futebol de Brasília ao dar à torcida algo que, para ela, vale muito mais do que camarotes VIP e afins, ganhando o Campeonato Brasiliense em 2010. Não repetiu a grande campanha em 2011, e, agora, tenta reviver aquela grande temporada. Era o terceiro confronto entre essas equipes que eu via in loco. Os outros dois foram os confrontos válidos pelo campeonato de 2008, com uma vitória para cada lado - curiosamente, sempre vitória dos visitantes. Para ver o que ia acontecer nesse confronto, fui para o CAVE e, pontualmente na hora de começar o jogo, eu estava lá.

Chegando no Estádio do Cave, a primeira coisa que vi foi o lastimável estado do gramado. O alambrado, especialmente do lado do autódromo, também está em péssimas condições. É lamentável ver um estádio no Distrito Federal nessas condições, enquanto rios de dinheiro são investidos no novo Mané Garrincha.

Estado do gramado do estádio do Cave, e do alambrado. Enquanto isso, rios de dinheiro são investidos no novo Mané Garrincha.

Ainda das arquibancadas, consegui fazer essas fotos das duas equipes posadas. Não ficou grande coisa, mas foi o melhor que eu consegui, uma vez que não tenho autorização para entrar no campo. Aí vão elas:

Jogadores do Ceilândia posados.

Jogadores do Legião posados. À esquerda, o técnico do time, o folclórico ex-jogador Cláudio Adão.

Vamos ao jogo: a partida começou equilibrada, com as duas equipes se alternando no ataque. A primeira chance de gol foi do Ceilândia, aos 11 minutos, com uma cobrança de falta no travessão. Aos 21, outra cobrança de falta carimbou o poste direito do goleiro do Legião.

Jogador do Ceilândia tenta proteger a bola.

As duas equipes atacavam, com o Ceilândia jogando um pouco melhor, e a fragilidade das defesas permitia uma grande quantidade de chances de gol. Mas o preciosismo dos atacantes era um obstáculo difícil de superar.

Legião tenta o ataque. O braço que aparece na imagem é do técnico do Ceilândia, Ricardo Oliveira.

Por volta dos 25 minutos, o Legião melhorou, e passou a atacar mais. Mas, aos 35 minutos, veio o golpe. Dimba recebeu passe açucarado de Tety e, sem goleiro, fez 1 a 0 para o Ceilândia.

Comemoração do primeiro gol do Ceilândia.

E o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem mínima do Gato Preto. Até então, um jogo movimentado, mas fraco. O Ceilândia foi melhor na maior parte do primeiro período, e foi premiado com a vitória parcial. Mas ainda havia todo o segundo tempo pela frente.

Na segunda etapa, o jogo começou fraco. O Legião, atrás no placar, atacava um pouco mais, mas poucas coisas dignas de nota aconteceram. A partir dos 15 minutos, com a expulsão do jogador Fu, do Legião, foi a vez de o Ceilândia retomar o controle do jogo, mas o time perdia gols incríveis, e desperdiçava a chance de fechar a conta.

Jogador do Legião tenta sair da marcação.

E, depois de perder tantos gols, o Ceilândia finalmente chegou ao segundo aos 31 minutos. Alcione, sem ângulo, acertou uma cabeçada fraca que passou por todo o mundo e entrou. Ceilândia 2 a 0.

Daí em diante, foi só esperar o jogo terminar. Nem o Legião parecia ter forças para reagir, nem o Ceilândia parecia fazer questão de marcar mais um. E, nas poucas vezes em que o Gato Preto chegou, desperdiçou. Final, Legião 0x2 Ceilândia.

Mesmo vencendo, o Ceilândia ainda não conseguiu animar sua torcida. Especialmente devido aos muitos gols perdidos pelo clube. Ainda assim, o jogo não foi um passeio, o Legião chegou algumas vezes com perigo. De toda forma, ambos os times ainda precisam melhorar muito.

Fim de jogo, hora de enfrentar o pesado trânsito das seis da tarde, e voltar para casa.

Nenhum comentário: