segunda-feira, 5 de novembro de 2012

No jogo do "time 200", Canedense bate Umuarama

Cumprida a primeira parte da missão de acompanhar uma rodada dupla pela Terceirona goiana, e após um bom almoço para recuperar as forças, tomei o rumo de Senador Canedo, para um jogo que marcaria a minha história nos estádios. Afinal, o Umuarama, time da cidade de Iporá, se tornou o 200º time que eu vi ao vivo. Lista essa que, aliás, ganhou, até agora, 36 novos integrantes em 2012. E olha que não consegui incluir nenhum clube por meio das Séries C e D, nem da Copa do Brasil, competições que, tradicionalmente, são uma importante fonte de novos clubes para a lista. Assim, eu só tinha motivos para estar contente. Mas, voltando ao jogo, o adversário do Umuarama era a Canedense, time da cidade. E os visitantes chegaram ao Estádio Plínio José de Souza como favoritos, uma vez que lideravam a competição, com 21 pontos. A Canedense, por sua vez, após um mau começo, se recuperou e conseguiu algumas vitórias, mas ocupa apenas a sexta colocação, com onze pontos. Vencer era fundamental para as pretensões do time da casa, e para dar mais tranquilidade aos visitantes.


Canedense e Umuarama, respectivamente, posados. Da arquibancada, foi o melhor que consegui.

Precisando dos três pontos, a Canedense começou o jogo atacando mais, e criando boas chances de abrir a contagem. Mas depois de alguns minutos o time da casa diminuiu o ritmo. A partir daí, o Umuarama passou a criar algumas chances, mas as reais ocasiões de gol, para ambos os lados, eram esporádicas.

Umuarama ataca pela direita.

Aos 21 minutos, o time de Iporá teve a melhor chance do jogo até então. Em cobrança de falta ensaiada, a bola carimbou o travessão. No rebote, o goleiro defendeu. O lance animou o Umuarama, que passou a criar as melhores chances. O time da casa respondeu, e o jogo ficou muito bom.

Bola na área do Umuarama, com a bela vista da serra ao fundo.

Um jogo desses não ia mesmo ficar sem gols. E o placar foi aberto com um golaço. Paulinho entrou pelo meio, driblou um zagueiro do Umuarama e, cara a cara com o goleiro, chutou para fazer 1 a 0 para a Canedense. Isso aos 36 minutos de jogo.

O jogo continuou bom nos minutos finais da primeira etapa. Mas, mesmo assim, não houve mais mudanças no placar, e a Canedense foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.

O segundo tempo começou com um ritmo bem mais lento. Mas, no primeiro lance de perigo, a Canedense aumentou a diferença. Dian acertou um chute de fora da área que encobriu o goleiro. Um golaço, para fazer 2 a 0 para a Canedense.

Canedense comemora segundo gol.

Com a boa vantagem, a Canedense recuou, e o Umuarama passou a atacar mais, mas a defesa do time da casa conseguia manter o perigo distante, e às vezes até conseguia criar chances em contra-ataques. E a situação do time visitante ficou mais complicada quando Gustavão fez falta dura e foi convidado a se retirar.

Briga pela bola no meio de campo.

Mesmo assim, o Umuarama continuou pressionando, e acabou diminuindo a diferença. O da equipe de Iporá veio aos 35 minutos, em cobrança de pênalti de Rodrigo Alves.

A bola entra no alto: time visitante respira.

Depois disso, o Umuarama pressionou, e a Canedense ganhou todo o tempo que pôde. E o time da casa acabou sendo bem-sucedido na sua batalha por não levar o gol de empate. O jogo terminou mesmo com a vitória da Canedense por 2 a 1.

O resultado acabou tirando o Umuarama não só da liderança, mas também da zona de acesso: Quirinópolis e Caldas Novas, este último após vencer o clássico da cidade, contra o Caldas, já na segunda-feira, deixaram a equipe de Iporá para trás. Porém, ainda é de apenas dois pontos a vantagem do Quirinópolis sobre o Umuarama. A Canedense chegou ao quarto lugar, mas ainda tem uma desvantagem de sete pontos em relação aos três primeiros colocados, de modo que o acesso ainda é um sonho distante.

Agora sim, minha jornada estava completa. Hora de fazer um bom jantar no Goiânia Shopping e descansar para pegar o caminho de volta no dia seguinte.

Nenhum comentário: