A Copa do Brasil já começou há alguns dias, mas a estreia da Capital Federal na edição de 2016 da competição aconteceu na última terça-feira, com a partida entre Brasília e Bragantino. As duas equipes vêm de campanhas frustrantes em seus estados: o Colorado foi eliminado nas quartas-de-final do Candangão, perdendo para o Ceilândia nos pênaltis. Também nas penalidades, o Braga acabou eliminado pelo Batatais no Campeonato Paulista da Série A2, adiando por um ano o sonho do acesso. A classificação na Copa do Brasil amenizaria os efeitos das más campanhas estaduais. Para o Brasília, o jogo era fundamental, pois a eliminação da Copa do Brasil significaria o fim do ano de 2016. Coisas do esdrúxulo calendário do futebol no Brasil.
O Bragantino começou o jogo dominando as ações. O Brasília raramente conseguia sair do seu campo de defesa. Mas as duas primeiras boas chances do jogo foram do Brasília: aos 11 minutos, Giba chutou de longe e a bola saiu por pouco. Aos 14, André Luiz chutou cruzado da entrada da pequena área, e novamente a bola passou perto.
Jogador do Brasília protege a bola. |
Depois desses lances, o Brasília se soltou no jogo, dominou as ações por alguns minutos. Mas o Bragantino se recuperou e passou a criar suas primeiras chances, devido principalmente às falhas da defesa do Brasília. Logo em seguida, o jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipes criando chances para marcar.
Agora, é o jogador do Bragantino que recebe marcação. |
No entanto, nem Brasília nem Bragantino mexeram no placar antes do apito final do primeiro tempo, e as duas equipes foram para os vestiários empatadas em 0 a 0.
Bragantino tenta sair para o ataque. |
O segundo tempo começou morno, com poucas chances. Mas, aos 8 minutos, o Bragantino abriu a contagem. Neto colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Alemão cobrou bem e fez 1 a 0 para o time visitante.
Ataque do Bragantino. |
A segunda etapa seguiu sem grandes emoções. Os únicos momentos capazes de causar alguma expectativa eram as faltas que o Bragantino fazia com frequência perto da sua área. Mas o Brasília não sabia aproveitar as chances para empatar. Então, o Bragantino aumentou: aos 33 minutos, Erik, mesmo sem ângulo, acertou um belo chute e fez 2 a 0 para os paulistas.
Jogador do Brasília cercado. |
Depois disso, praticamente mais nada aconteceu. O Bragantino só deixou o tempo passar, e o Brasília não encontrava forças. E o placar final foi mesmo de 2 a 0 para o Bragantino.
Na lógica fria do regulamento, o Bragantino, por ter vencido fora de casa por uma diferença de dois gols, segue vivo na Copa do Brasil. O Brasília se despede da competição em seu primeiro jogo, e se despede também da temporada de 2016. O time entra de "férias" até janeiro próximo, quando começa o Campeonato Brasiliense de 2017. Tendo em vista que centenas de times por todo o Brasil encerram suas temporadas prematuramente, não é difícil entender por que o futebol no País vai de mal a pior.
No placar "padrão Fifa" do Bezerrão, o resultado final. 2016 termina para o Colorado. |
Encerrada a partida, hora de pegar a estrada e voltar para casa. O descanso, após um longo dia, era mais que merecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário