A Série B do Campeonato Brasileiro, única das quatro divisões pela qual eu ainda não havia visto nenhum jogo em 2016, está emocionante. Com exceção de Vasco da Gama e Atlético Goianiense, que já abrem uma certa dianteira nas duas primeiras colocações, a briga está intensa, e entre Brasil de Pelotas, terceiro colocado, e Vila Nova, décimo, a diferença é de apenas três pontos. E foi justamente um jogo do Tigre goiano que fui ver. No caso, a partida envolvia Vila Nova e Londrina, duas equipes que estão na briga pelo acesso. O Vila, como já dissemos, chegou a essa partida em décimo lugar, com 37 pontos. Os paranaenses somavam dois pontos a mais e ocupavam a sétima colocação. Uma vitória poderia levar ambos até mesmo à terceira posição. Marcante também o meu reencontro com o Londrina, equipe que eu só havia visto in loco uma vez: no distante 11 de setembro de 2005, eu havia visto o time paranaense contra o Paranoá, no Estádio JK. O jogo terminou com vitória dos brasilienses por 1 a 0.
O Vila perdeu uma grande chance já aos dois minutos, com Moisés, que obrigou Marcelo a uma grande defesa. Aos quatro, Fabinho fez uma bela jogada e chutou para fora, perdendo outra chance para o Tigre. Depois dessas chances, o Vila perdeu mais algumas ocasiões, esbarrando na falta de pontaria de seus atacantes e nas boas defesas de Marcelo. Os paranaenses pouco conseguiam criar.
Vila vai para cima: time foi melhor na primeira etapa.
O primeiro tempo foi todo nessa toada. O Vila Nova atacando mais e criando as melhores chances, e o Londrina se defendendo e pouco conseguindo criar. Os paranaenses, por sua vez, exploravam alguns raríssimos contra-ataques. Em um deles, o zagueiro do Tigre tentou cortar e quase jogou contra o patrimônio: a bola bateu na trave. Marcelo, porém, fez boas defesas e garantiu o 0 a 0 no placar até o intervalo da primeira etapa.
Agora, é o Londrina que está com a bola.
No início do segundo tempo, o Tigre continuava dominando as ações, mas não criava tantos lances de perigo quanto na primeira etapa. No entanto, foi o Londrina quem chegou ao gol. Em um descuido da defesa, Zé Rafael avançou sem marcação e chutou para colocar os paranaenses em vantagem.
Visão panorâmica do jogo, no segundo tempo.
O Vila continuava mais no ataque, mas, ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, as chances de gol eram raras. Somente depois dos 25 minutos o Tigre criou algumas chances de marcar. Aos 37 minutos, o time da casa chegou a ter um gol anulado. Aos 42, porém, veio o empate do Tigre: após cruzamento, Wellington cabeceou e restabeleceu a igualdade no marcador.
Falta para o Vila: bola na área.
Mas ainda tinha jogo. E, já nos acréscimos, veio o gol da vitória do Londrina. E novamente foi Zé Rafael quem marcou, após dar uma bela finta no zagueiro vilanovense e finalizar. Londrina 2 a 1. E esse foi o placar final.
A vitória deixou o Tubarão na zona de acesso: com 42 pontos, o time é o quarto colocado, e estaria na Série A se o campeonato terminasse hoje. O Tigre sofreu um duro golpe, e agora ocupa a 11ª colocação, cinco pontos atrás do Londrina, e já vendo o sonho do acesso ficar bem mais difícil. As rodadas finais dirão quem sobe e quem fica por mais um ano na Série B.
Fim de jogo, hora de jantar e descansar. No dia seguinte, mais algumas horas de estrada me esperavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário