sexta-feira, 10 de junho de 2022

Projeto 60, versão 2022

Muitos amigos leitores já estão familiarizados com o Projeto 60, que eu realizo todos os anos. Consiste em ter, na minha lista de clubes que já vi ao vivo, todos os clubes das Séries A, B e C. O projeto esteve parado durante os últimos dois anos, por causa da pandemia, mas chegou a hora de tirar o atraso. Como eu já tinha na minha lista todos os clubes que disputaram a Série C em 2020, o objetivo era ver os clubes que subiram naquele ano, bem como os que subiram em 2021. Em 2020, subiram Altos, Mirassol, Novorizontino e Floresta; em 2021, subiram Campinense, Atlético Cearense, ABC e Aparecidense. Desses oito clubes, os que eu não tinha na lista eram Altos, Floresta e Atlético Cearense.
No início do ano, uma alta no número de casos de Covid levou a uma série de restrições na admissão nos estádios. Com isso, e também por outros compromissos, acabei não conseguindo ver os clubes nos Estaduais (o que foi mais difícil no caso do Floresta, que não entrou em campo nos primeiros meses do ano por estar na divisão de acesso do Ceará). Mas, uma vez divulgada a tabela da Série C, comecei a pôr em prática o plano de ver os três clubes ao vivo.
Concluí o projeto em dois jogos (com a dona CBF complicando os meus planos, ao remarcar dois jogos que eu planejava ver). Em 24 de abril, estive em Volta Redonda, onde o time da casa recebeu o Altos. As duas equipes fizeram um bom jogo, e o time fluminense venceu por 3 a 1 (jogo nº 1.079). Uma semana depois, eu deveria estar em Ribeirão Preto para ver o Botafogo local enfrentar o Floresta. No entanto, a CBF transferiu esse jogo para Araraquara, e o adiou para segunda-feira, 2 de maio, o que inviabilizou minha ida. Estava previsto para o dia 4 de junho (sábado) um jogo entre Floresta e Atlético Cearense, justamente os dois clubes que ainda me faltavam. Comprei as passagens e reservei o hotel. Mas novamente a entidade máxima do futebol brasileiro entrou em ação e, uma semana antes, antecipou o jogo para sexta-feira. O transtorno foi grande, tive que remarcar minha passagem (e gastar um bom dinheiro com isso), mas, pelo menos dessa vez, consegui ver o jogo. E fui premiado com uma bela partida. Por duas vezes, o Atlético marcou e cedeu o empate, mas, aos 11 minutos da segunda etapa, Leylon, que já havia marcado os outros dois gols do Atlético, marcou mais um e garantiu a vitória do rubro-negro por 3 a 2 (jogo nº 1.095).
Volta Redonda x Altos, Estádio Raulino de Oliveira.
Floresta x Atlético Cearense, Estádio Presidente Vargas.
Assim, consegui completar os 60 clubes ndas três principais divisões na minha lista. A título de curiosidade, esta é a tabela do número de vezes que vi cada clube dessas divisões:
Série A Série B Série C
América-MG6 Bahia-BA8 ABC-RN6
Athlético-PR6 Brusque-SC1 Altos-PI1
Atlético-GO28 Chapecoense-SC5 Aparecidense-GO13
Atlético-MG9 CRB-AL2 Atlético-CE1
Avaí-SC10 Criciúma-SC7 Botafogo-PB1
Botafogo-RJ7 Cruzeiro-MG9 Botafogo-SP6
Bragantino-SP11 CSA-AL2 Campinense-PB1
Ceará-CE15 Guarani-SP8 Confiança-SE2
Corinthians-SP13 Grêmio-RS6 Ferroviário-CE2
Coritiba-PR9 Ituano-SP5 Figueirense-SC5
Cuiabá-MT2 Londrina-PR3 Floresta-CE1
Flamengo-RJ10 Náutico-PE5 GE Brasil-RS3
Fluminense-RJ10 Novorizontino-SP1 Manaus-AM3
Fortaleza-CE7 Operário-PR1 Mirassol-SP1
Goiás-GO31 Ponte Preta-SP10 Paysandu-PA6
Juventude-RS4 Sampaio Corrêa-MA1 Remo-PA7
Internacional-RS9 Sport Recife-PE9 São José-RS1
Palmeiras-SP158 Tombense-MG1 Vitória-BA12
Santos-SP16 Vasco da Gama-RJ5 Volta Redonda-RJ3
São Paulo-SP12 Vila Nova-GO21 Ypiranga-RS2

O Projeto 60 em anos anteriores:
2013: Com a partida Atlético-GO 4x0 Oeste-SP (30/08/2013, jogo 655), incluí na minha lista a equipe de Itápolis (hoje em Barueri), completando os 40 times das Séries A e B, que era meu principal objetivo naquele ano. Quis o destino, porém, que naquela temporada Brasiliense e Vila Nova integrassem grupos diferentes na Série C, de modo que todos os times jogaram em Brasília ou em Goiânia, e eu pudesse "fechar" também a Série C. Assim, vi os jogos Brasiliense-DF 1x0 Rio Branco-AC (17/07/2013, jogo 643), Vila Nova-GO 0x1 Macaé-RJ (11/08/2013, jogo 650), Brasiliense-DF 2x1 Sampaio Corrêa-MA (18/08/2013, jogo 652), Vila Nova-GO 0x0 Madureira-RJ (14/09/2013, jogo 658), Brasiliense-DF 2x2 Treze-PB (29/09/2013, jogo 661) e Brasiliense-DF 1x2 Cuiabá-MT (13/10/2013, jogo 664), incluindo os respectivos visitantes na minha lista. Dos 21 integrantes da Série C, o único que não vi ao vivo foi o Baraúnas, que acabou rebaixado. Enquanto isso, Botafogo-PB, Salgueiro-PE, Juventude-RS e Tupi-MG conseguiam o acesso para a Série C. Desses, somente o Botafogo-PB eu não havia visto.
2014: A única pendência era o Botafogo-PB. Foi uma grande sorte que o time paraibano tenha enfrentado o Goiás na Copa do Brasil. Assim, fui a Goiânia para o jogo Goiás-GO 0x0 Botafogo-PB (16/04/2014, jogo 690). Esse resultado classificou o Botafogo e eliminou o Goiás da Copa do Brasil. Enquanto isso, GE Brasil-RS (Brasil de Pelotas), Tombense, Londrina e Confiança subiam à Série C. Todos eles já faziam parte da minha lista (sendo que Tombense e Brasil tinham passado a integrar a mesma no decorrer da própria competição).
2015: Não havendo nenhum time para ser incluído na lista, restou aguardar os acessos da Série D. Subiram Botafogo-SP, Remo-PA, Ypiranga-RS e River-PI. Desses, faltavam na minha lista o time gaúcho e o piauiense.
2016: Curiosamente, naquele ano, tanto River quanto Ypiranga jogaram em Goiânia na primeira fase da Copa do Brasil. No entanto, por motivos diversos, não pude ir aos jogos das duas equipes contra Goiás e Atlético-GO, respectivamente. No entanto, o Canarinho voltou a jogar em solo goiano na segunda fase, enfrentando a Aparecidense. E, então, me fiz presente (Aparecidense-GO 2x1 Ypiranga-RS, 19/05/2016, jogo 802), e, poucos dias depois, ainda voltei a ver a equipe gaúcha no Canindé, já pela Série C nacional (Portuguesa-SP 3x1 Ypiranga-RS, 04/06/2016, jogo 803). O River, eu tive que viajar para a bela Teresina para conseguir vê-lo. E cumpri meu objetivo no jogo River-PI 1x0 Salgueiro-PE (10/07/2016, jogo 811). No mesmo ano, subiram da Série D Volta Redonda-RJ, Moto Clube-MA, CSA-AL e São Bento-SP. Faltava apenas o CSA na minha lista.
2017: Incluí o CSA na lista já no meu primeiro jogo profissional em 2017. Foi o jogo CSA-AL 3x0 ABC-RN (25/01/2017, jogo 829), pela Copa do Nordeste. No final da temporada, Juazeirense-BA, Globo-RN, Atlético-AC e Operário-PR conseguiram o acesso à Série C. Nenhum deles fazia parte da minha lista.
2018: Um dos Projetos 60 mais difíceis da minha vida. Como eu disse, no ano anterior subiram Juazeirense-BA, Globo-RN, Atlético-AC e Operário-PR, e não só eu não tinha nenhum desses clubes na minha lista, como eram clubes de localidades de difícil acesso. O primeiro desses clubes que eu pus na minha lista foi o Operário: fui a Bragança Paulista, e vi o jogo do Fantasma com o Bragantino, que terminou 0 a 0 (09/06/2018, jogo 913). Os demais jogos eu vi no Nordeste: Confiança 1x1 Juazeirense (Batistão, 16/06/2018, jogo 917), Náutico 3x1 Atlético Acreano (Arena Pernambuco, 30/06/2018, jogo 918), e, na véspera da final da Copa do Mundo, Santa Cruz 1x1 Globo (Arruda, 14/07/2018, jogo 920).
2019: Enquanto concluía o Projeto 60 de 2018, já estava fazendo o de 2019. Das equipes que chegaram às quartas-de-final do Brasileiro da Série D naquele ano, eu já tinha visto São José-RS, Linense, Treze, Caxias, Ferroviário e Campinense. E justamente as duas que eu não tinha visto, Manaus e Imperatriz se enfrentaram nessa fase. Assistir a esse jogo garantiria o cumprimento do Projeto 60 com um ano de antecedência. Assim, peguei o voo para Manaus e vi a classificação do Cavalo de Aço nas penalidades máximas, após derrota por 2 a 1 no tempo normal (Ismael Benigno, 08/07/2018, jogo 919).
2020: Também cumpri essa versão do Projeto 60 com um ano de antecedência. Brusque, Ituano, Manaus e Jacuipense subiram para a Série C em 2019 e, desses, eu não tinha visto Brusque e Jacuipense. Vi um jogo de cada semifinal: Ituano 2x0 Brusque (Novelli Junior, 28/07/2019, jogo 991) e Manaus 1x0 Jacuipense (Arena da Amazônia, 03/08/2019, jogo 994), e a missão estava cumprida.

Nenhum comentário: