sábado, 8 de outubro de 2011

Dom Pedro II e Legião fazem bom jogo e empatam

Voltando à atividade após algumas semanas afastado, a cobertura agora é pela Segundona candanga, que já rola a todo vapor. Assim, na tarde do último sábado, rumei para a Metropolitana, para ver o jogo entre Dom Pedro II e Legião. Era meu retorno ao simpático estádio do Núcleo Bandeirante após mais de um ano e meio. E também era o quinto confronto entre essas duas equipes que eu via in loco. Nos quatro anteriores, todos realizados em 2008, três vitórias do Dom Pedro II e uma do Legião. Naquela época, o Dom Pedro II surpreendeu a todos e ficou com o vice-campeonato brasiliense, enquanto o Legião ganhava fama com seu camarote VIP e as regalias para seus fãs, e prometia um time forte para o futuro. Três anos depois, o camarote VIP ficou no passado, e as pretensões das duas equipes são mais modestas: ambas disputam a Segundona candanga, e brigam por uma vaga na elite. No momento, tanto Dom Pedro II quanto Legião estão nas posições intermediárias da tabela. Mas ainda sonham com uma vaga entre os quatro que vão subir. Aliás, deve-se registrar que a Federação deu duas bolas dentro ao acabar com a Terceirona local e aumentar para dez o número de times na elite. Mais jogos para todos, e caminho para a Primeira Divisão encurtado. Quanto ao Campo de Terra, claro que não poderíamos ficar de fora desse grande jogo. E, bem antes do apito inicial, eu já estava lá para conferir.

O jogo começou sem um domínio claro de nenhuma das equipes. Mas o Dom Pedro II era um pouco mais perigoso quando chegava ao ataque. Foi assim aos oito minutos, que o time da casa quase abriu a contagem, com uma cobrança de falta no travessão.

Disputa de bola no começo do jogo.

A partir dos 10 minutos, o Legião passou a dominar territorialmente a partida. Mas pouco perigo levava ao gol adversário. O Dom Pedro II era quem tinha as melhores chances, nos contra-ataques.

Com o aumento do ímpeto do Legião, o Dom Pedro II precisou usar das faltas perto da área para tentar evitar o gol. E uma dessas faltas acabou sendo dentro da área. Pênalti, que Alcione cobrou com tranquilidade e abriu a contagem para o Legião. 1 a 0.

Alcione se prepara para cobrar a penalidade...


...e, com tranquilidade, coloca o Legião na frente.

Em desvantagem, o Dom Pedro II foi para cima, buscando o empate. E chegou ao gol em cobrança de falta perto da entrada da área. Thiago Silva cobrou bem e contou com a falha do goleiro Marcos Paulo para empatar. 1 a 1.

A igualdade em um gol fez bem para o jogo, que ficou aberto. O Dom Pedro II era melhor, e criava as melhores chances. E, ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, o time da casa virou o jogo. Keké recebeu sem marcação e só escolheu o canto, colocando os donos da casa em vantagem. 2 a 1.

E, depois do gol, mais nada aconteceu na etapa inicial. As chances de gol se tornaram mais raras, e as duas equipes foram para o intervalo com o Dom Pedro II em vantagem, por 2 a 1.

Na segunda etapa, com a chuva que dava o ar da graça, o Legião começou com mais ímpeto, em busca do empate. Mas tinha dificuldades para encontrar forças, e o Dom Pedro II acabou retomando as rédeas do jogo. E, como sempre, o Dom Pedro II era muito mais perigoso quando atacava do que o Legião.

No segundo tempo, bola na área do Dom Pedro II. Com a chuva apertando, não deu para tirar muitas fotos na etapa final.

Mesmo assim, o Legião acabou igualando o marcador. Aos 16 minutos, Rodrigo Melo recebeu livre, na entrada da pequena área, para igualar em 2 a 2. Um gol muito parecido com o segundo tento do Dom Pedro II.

Com a chuva, o nível do jogo caiu. Embora as duas equipes buscassem o gol, criavam poucas boas chances. O Legião era um pouco melhor no jogo, e por várias vezes esteve perto do gol.

Mas as redes não balançaram mais. Dom Pedro II e Legião empataram em 2 a 2, em um jogo bem movimentado e aberto. Resultado que deixa o Dom Pedro II em nono lugar, com nove pontos, e o Legião em décimo, com a mesma pontuação, mas com um saldo pior e um gol a mais. Ambos seguem longe da zona de classificação. Destaque negativo também para o público: além de mim, apenas 27 outras almas pagaram ingresso para ver a partida. Pudera. A divulgação na grande mídia é praticamente inexistente.

Fim de jogo, hora de ir embora. Com a chuva mais fraca, foi mais fácil. Ainda havia um fim de semana todo pela frente.

Nenhum comentário: