domingo, 31 de outubro de 2021

Pelo sub-15, Brasília goleia Samambaia

O Campeonato Brasiliense sub-15 chegou à sua última rodada no último fim de semana, e Samambaia e Brasília se enfrentaram no último sábado em situações distintas. Para o Samambaia, o jogo era mero cumprimento de tabela, uma vez que o clube não tinha como chegar entre os quatro primeiros colocados do Grupo B da competição, e já estava, portanto, eliminado. O Brasília já tinha sua vaga nas quartas-de-final garantida, mas queria confirmar o segundo lugar do grupo, já que ultrapassar o líder Gama exigiria uma quase impossível vitória por 12 gols de diferença. A partida foi realizada no campo do Juliosbol, um campo de futebol numa área rural no caminho de Brazlândia, e o clima era surreal: os expectadores viam a partida da linha lateral ou da linha de fundo do campo, sem alambrado, sem nada. Algo sensacional, e impensável em grandes jogos. Quando cheguei ao local, estava rolando o jogo das mesmas equipes pelo sub-17, em partida que terminou com dois gols para cada lado. Encerrada a preliminar, as duas equipes sub-15 se aqueceram e a bola rolou.
No primeiro tempo, o jogo foi surpreendentemente equilibrado. Embora as duas equipes criassem poucas chances, o Samambaia conseguia se defender bem, e às vezes até levava algum perigo. No entanto, as redes só balançaram uma vez. Aos 14 minutos, após cobrança de Escanteio, Ícaro Melo, de cabeça, colocou o Brasília na frente.
Alguns lances da primeira etapa.
Conforme o primeiro tempo se aproximava do final (vale lembrar que, nessa categoria, cada tempo dura 35 minutos), era possível ver ao longe a chuva chegando. A previsão era de que o segundo tempo fosse disputado debaixo de muita água. O primeiro tempo encerrou mesmo com a vantagem mínima do Colorado.
Após um primeiro tempo equilibrado, o Brasília saiu com a vantagem mínima
Com o segundo tempo, veio a chuva, e corri para o meu carro para me proteger. E fiquei vendo o jogo do meu carro (sim, é isso mesmo!). Dentro de campo, não se viu nada do equilíbrio da primeira etapa, e o Brasília (que atacava para o lado oposto de onde estava o meu carro) dominou completamente as ações, e chegou facilmente a uma goleada. Lucas Couto, aos 13 minutos, e Marco Túlio, aos 15, aumentaram a vantagem do Brasília. Aos 26, o mesmo Lucas Couto marcou mais um. E, aos 33, Wender fechou a goleada. Samambaia 0x5 Brasília.
Na segunda etapa, o Brasília tenta avançar.
Vi a maior parte do segundo tempo do meu carro. E muita gente teve a mesma ideia.
Com o resultado (e vale dizer que a chuva veio bem mais fraca do que se anunciava), o Brasília terminou na segunda colocação do grupo, com os mesmos 14 pontos do Gama, mas com um saldo inferior (11x18). Maringá e Luziânia completaram o quarteto de classificados. Brazlândia e Ceilandense (que se enfrentariam na manhã de domingo) e Samambaia se despediram da competição.
Encerrada a partida, voltei para casa, para comer a pizza do jantar de sábado, e para o merecido descanso.

Nenhum comentário: