sábado, 9 de outubro de 2021

Real Brasília vence Cresspom e se isola na liderança

O sábado reservou minha volta aos estádios de Brasília - ainda não para um jogo profissional, o que pelo visto não tem muito prazo para acontecer, mas fui assistir a um clássico entre equipes da Série A1 feminina no campeonato brasiliense. No estádio Defelê, vi um jogo entre Real Brasília e Cresspom. As duas equipes vinham de duas vitórias nas duas primeiras rodadas, e haviam dado prova de força na rodada anterior. Enquanto o Real Brasília atropelou o Estrelinha por 11 a 0, o Cresspom fez um placar mais "modesto" - 4 a 1 -, mas tinha do outro lado o forte Minas, que até a temporada passada disputava a primeira divisão nacional. Não à toa, esperava-se um grande jogo na cancha da Vila Planalto, e eu fui lá conferir o que ia rolar.
O Real Brasília dominou o jogo na primeira etapa, mostrando que queria mais essa vitória. E criou sua primeira chance aos 10 minutos, quando Roberta avançou pela direita e cruzou para Gabrielly, que cabeceou para defesa de Michelle, que mandou para escanteio. O gol parecia questão de tempo, e veio aos 14 minutos, em cobrança de falta de Camila, que pegou todo o mundo de surpresa e estufou as redes. Real 1 a 0.
Confesso que essa foto foi de uma rara felicidade. Eu fiquei o jogo todo do lado coberto, para onde o Cresspom
atacava no primeiro tempo. Pouco antes dessa falta, fui para o outro lado, e vi o chute de Camila estufar a rede.
Real Brasília parte do campo de defesa.
Apenas dois minutos depois, nova chance para o Real Brasília. Geovana avançou pela direita e cruzou para Marcela, que pegou de mau jeito e mandou para fora. O Cresspom chegou pela primeira vez com perigo aos 25 minutos. Isabela arriscou de fora da área, mas Thaís defendeu sem maiores problemas. O Real Brasília respondeu dois minutos depois, com Gabrielly, que chegou pela esquerda e cruzou para Camila que, da meia-lua, emendou para defesa de Michelle.
Observada por Katyelle, Roberta domina a bola.
Eliude corre atrás da bola, observada por Camila.
Jogadora do Cresspom tenta afastar o perigo.
Aos 29 minutos, a defesa do Cresspom falhou, e permitiu que Damiana invadisse a área pela direita sem qualquer resistência, e finalizasse para defesa de Michelle. O Cresspom respondeu aos 33 minutos, em cobrança de falta. A bola foi alçada na área e Katyelle recebeu perto da trave, mas a defesa do Real fechou bem, e a atacante chutou para fora.
Katyelle recebe a bola após cobrança de falta, mas chuta para fora.
Tentativa de avanço do Cresspom.
Melhor no jogo, o Real Brasília fez valer sua superioridade e chegou ao segundo gol. Aos 47 minutos, Geovana recebeu passe de Camila e finalizou bem, aumentando a vantagem das donas da casa. Real 2 a 0. E, logo após o Cresspom dar a saída, o árbitro encerrou o primeiro tempo.
Marcada, Damiana tenta avançar
Jogadora do Real Brasília protege a bola.
O jogo caiu muito de nível no segundo tempo. O Cresspom até tentava uma reação, mas não encontrava forças para tanto. Nos primeiros 30 minutos, somente um lance merece destaque. Logo aos três minutos, Marcela fez uma bela jogada, avançou pela esquerda e se livrou de uma marcadora. O cruzamento encontrou Geovana, que não conseguiu finalizar bem.
Marcela passa por Thamires.
Isabela afasta o perigo. Ao fundo, o telhado do ótimo restaurante Sertão e Mar.
Assim, o segundo tempo foi passando sem que muita coisa acontecesse. Até que, aos 36 minutos, a defesa do Cresspom deixou a bola passar, e Geovana entrou na área livre, sem encontrar dificuldades para balançar as redes mais uma vez. Real 3 a 0. Depois disso, restou aguardar o apito final, para o time da casa comemorar a vitória. Real Brasília 3x0 Cresspom.
Outra disputa de bola entre Marcela e Thamires.
Ótima cabeçada de Katyelle.
A convincente vitória deixou o Real Brasília na liderança, com 9 pontos em 3 jogos. O Cresspom segue com 6 pontos. Na próxima rodada, o Real tem um jogo complicado, enfrentando o Minas em território inimigo, enquanto o Cresspom recebe a ARUC. Esperamos mais dois grandes jogos.
Fim de jogo, hora de tomar o caminho de casa, para comer uma pizza, fazer esta matéria, e descansar.
(Quando é para elogiar, a gente elogia. Muito legal a FFDF disponibilizar a súmula dos jogos do feminino e da base em seu site. Nas últimas temporadas, eu sempre tinha que pedir a escalação para os técnicos dos times. E, há anos, eu tinha que ligar na Federação para pegar as escalações, e normalmente era atendido com uma má vontade indescritível)

2 comentários:

Vander Brasileiro disse...

Oi Raul, o acesso ao estádio está liberado sem nenhum ingresso ou exigência?

Raul Martins Dias disse...

Fala, Vander. Então, quando eu cheguei lá, o portão estava aberto e eu entrei. Não sei se está formalmente liberado.