segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Retrospectiva - Parte 4

E chegamos à última parte da nossa retrospectiva anual. Iniciamos com o sensacional jogo entre América de Recife e Galícia. Depois, os jogos foram rareando, mas ainda assim consegui marcar presença em boas partidas.

25
17/07/2016 - Jogo nº 812 - Ademir Cunha - Paulista - Campeonato Brasileiro - Série D
Essa foto foi escolhida para ilustrar a página do Campo de Terra no Facebook.
É difícil definir um jogo como o mais sensacional do ano. Corre-se o risco de ser injusto com os demais jogos. Mas uma lembrança sensacional que levarei deste ano é o jogo entre América de Recife e Galícia, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro da Série D. Duas equipes que têm um passado glorioso, mas que hoje andam longe das conquistas, e lutam para se reerguerem. Em campo, o Mequinha parecia destinado a uma vitória tranquila, uma vez que aos 12 minutos de jogo já vencia por 2 a 0, gols de Iranilson e Fernandinho. Mas o Granadeiro, embora já eliminado, tentou estragar a festa. Após uma paralisação por falta de energia, Filipe, de pênalti, diminuiu para o Galícia. No segundo tempo, o jogo foi disputado, com as duas equipes criando boas chances. No apagar das luzes, João Carlos quase empatou para a equipe baiana. E foi só: a vitória por 2 a 1 classificou o América para a segunda fase.

26
23/07/2016 - Jogo nº 814 - Anníbal B. Toledo - Aparecida de Goiânia - Campeonato Brasileiro - Série D
Em Aparecida de Goiânia, Aparecidense e Ceilândia abriram o mata-mata da Série D do Brasileiro. As duas equipes fizeram um primeiro tempo equilibrado. Na volta dos vestiários, o Camaleão foi melhor. Mas bola na rede, que é bom, não aconteceu (a bem da verdade, cada time balançou as redes uma vez, mas a arbitragem anulou ambos os tentos). O 0 a 0 foi melhor para o Gato Preto, que jogava por uma vitória simples em casa.

27
24/07/2016 - Jogo nº 815 - Jonas Duarte - Anápolis - Campeonato Brasileiro - Série D
Após o jogo de Aparecida de Goiânia, no dia seguinte viajei a Anápolis, a poucos quilômetros de lá, para ver o confronto entre Anápolis e Caldense. Apesar do início melhor do time da casa no jogo, foi a Veterana quem marcou primeiro. Tito, aos 24 minutos da primeira etapa, acertou um belo chute de fora da área e abriu a contagem. Pouco depois, Viola perdeu um pênalti que poderia ter empatado o jogo. No segundo tempo, o Anápolis jogou melhor e, aos 15 minutos, Tadeu empatou. Depois disso, somente nos minutos finais o jogo teve alguma emoção. O 1 a 1, naquele momento, era melhor para o time mineiro. Mas, na volta, o placar se repetiu e os goianos venceram nos pênaltis.

28
14/08/2016 - Jogo nº 819 - Jonas Duarte - Anápolis - Campeonato Brasileiro - Série D
No Dia dos Pais, parece que a sorte cansou de ajudar o Anápolis. O time recebeu o invicto (e futuro campeão) Volta Redonda, outra novidade da minha lista. O Galo jogou melhor na maior parte da primeira etapa, mas, nos minutos finais. o Voltaço ensaiou uma pressão. E os fluminenses chegaram ao gol nos últimos minutos da primeira etapa, com Luiz Gustavo. No segundo tempo, o time da casa reagiu, e empatou aos 22 minutos, com Regis. Mas, aos 42 minutos, Marcio fez 2 a 1 para o Voltaço e definiu o placar.

29
27/08/2016 - Jogo nº 820 - Abrão M. da Costa - Trindade - Campeonato Goiano - Série C
Foi a primeira partida oficial do Raça, valendo pela Terceira Divisão goiana. Portanto, foi mais um time novo para a minha lista pessoal. O adversário era o Monte Cristo, que há muitos anos vinha fazendo campanhas fracas. Dessa vez, porém, o Monte Cristo triunfou. Após um jogo equilibrado, as redes só balançaram nos minutos finais da partida. Aos 34 minutos, o senegalês Papa Nogobá marcou para a equipe azul. Aos 44, Murilo ampliou e fechou a conta. O Monte Cristo conseguiria o acesso no final da competição.

30
28/08/2016 - Jogo nº 821 - Rio das Pedras - Itaberaí - Campeonato Goiano - Série C
Mais uma vez eu visitei o Estádio Rio das Pedras, onde o Itaberaí recebeu o Aparecida. O primeiro tempo foi fraco, e só foi salvo do marasmo total nos acréscimos por um gol do Itaberaí, marcado por Humberto, de pênalti. Na segunda etapa, o Aparecida voltou melhor, e virou o jogo. André Júnior, de pênalti, Cassiano, Eduardo e Kaká marcaram os gols da equipe visitante, que ainda teve ótimas chances para marcar mais gols.

31
24/09/2016 - Jogo nº 823 - Serra Dourada - Goiânia - Campeonato Brasileiro - Série B
Foi o único jogo da Série B que vi ao vivo em 2016. Londrina e Vila Nova brigavam pelo acesso em um campeonato extremamente equilibrado. Melhor para os paranaenses, que, mesmo jogando em casa e sendo pressionado pelo Tigre, saiu vencedor com gols no segundo tempo: Zé Rafael abriu a conta para o Londrina no início do segundo tempo. Aos 42, Wellington empatou para o Vila. Mas ainda não havia terminado, e Zé Rafael marcou mais um nos acréscimos, decretando a vitória paranaense.

32
22/10/2016 - Jogo nº 824 - Comendador Souza - São Paulo - Copa Paulista
O ano de 2016 do Campo de Terra foi encerrado em terras paulistanas. Nacional e Ferroviária mediram forças no Estádio Nicolau Alayon, pela Copa Paulista. No primeiro tempo, a Ferroviária dominou completamente o jogo, e marcou aos 34 minutos, com William Cordeiro, de pênalti. No segundo tempo, a equipe da Capital melhorou, e empatou o jogo com Tuco, nos primeiros minutos. Michel ainda perdeu um pênalti para o Nacional, e o jogo terminou mesmo empatado em um gol.

Nenhum comentário: